A Perseverança | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

A Perseverança

Texto: João 17:9-10.

Introdução:

O verdadeiro cristão é uma pessoa que leva uma vida justa. A pessoa justa vive de uma maneira bem diferente daquela pessoa mundana. Ela anda no caminho de Deus, um caminho santo. Deus dá continuamente sua graça e ajuda ao verdadeiro cristão, para que possa continuar a andar por esse caminho. Mesmo que a vida às vezes se torne difícil, ele seguirá seu caminho firmemente com perseverança. Vejamos algumas lições sobre ter perseverança na fé:

1 – Verdadeiramente ser nascido de novo. (I Pd.1:22-23).

Toda a pessoa que nasce neste mundo tem um corpo físico, que irá morrer. Mas todo aquele que tem esta nova vida espiritual, possui uma nova natureza, que não morrerá. Essa nova vida vem de Deus e é eterna, então como podemos morrer? A pessoa que nasce de novo odiará o pecado e lutará contra ele. Essa pessoa não será capaz de levar uma vida de pecado, embora nunca esteja completamente livre de pecar. Foi o que Jesus disse a mulher samaritana (Jo.4:13-14). A nova vida que recebemos de Jesus jamais será retirada de nós, pois ela vence a nossa natureza pecaminosa.

2 – Ter a certeza da vida eterna. (Jo.3:15).

Pode a pessoa crer e mesmo assim morrer? Pode a pessoa receber uma vida espiritual que não é eterna? Isso não é possível (Jo.3:16; 6:40 e 47). A garantia de vida eterna é dada por Jesus (Jo.10:28-29). O Senhor Jesus Cristo irá segurar seu povo em suas poderosas mãos. Isso significa que os santos estão salvos de tudo que tente destruí-los. Os servos de Cristo conhecem sua voz, a voz do bom pastor, e eles o seguem (Jo.10:4).

3 – Saber que tem um intercessor. (Hb.7:25).

Jesus não está morto, ele ressuscitou e está no céu. Jesus intercede pelo seu povo continuamente, junto ao pai. Os filhos de Deus podem ter uma vida muito difícil. Eles podem estar entristecidos. Entretanto, as orações do seu Salvador irão impedir que eles percam sua fé. Em João 17, consta à oração que o senhor Jesus fez por seu povo verso 11. Somos muito fracos e se fôssemos deixados sem ajuda perderíamos nossa fé. Todavia, devido Cristo orar por nós, seguiremos perseverante.

4 – Pela aliança da graça. (Jr.32:40).

Deus não deixará o seu povo desamparado. Em Hebreus, capítulo 8, nos diz que viveremos sob esta nova aliança. Não temos como sair do reino da graça, pois, o Deus que prometeu a aliança nos guardará (Is.54:10). Não podemos jamais voltar a antiga aliança que nos prendia com correntes como se fôssemos escravos. Estamos sob nova aliança. Cristo nos segura em suas mãos, e ninguém pode nos tirar dele.

Conclusão:
O que temos de aprender de forma prática desse ensino? Nova coragem é dada a pessoa que está na estrada para o céu. Ela pode estar achando o caminho longo e difícil, sentindo que nunca chegará ao fim, semelhante ao viajante que enfrenta vento e chuva, e íngremes montanhas a subir. Porém, ele sabe que vai chegar até o fim da sua estrada. Isto lhe dá novas forças para lutar contra tudo que se opõe a ele. No céu uma coroa está aguardando todo aquele que perseverar até o fim!

Que Deus nos abençoe,

 

Milton Rocha Paes