A Redenção
Texto = Romanos 3:23-26.
Introdução:
A Bíblia registra a história de uma disputa que houve entre Faraó rei do Egito e o Senhor Deus rei de toda a terra. Deus havia enviado o seu povo, os israelitas, na época de José. E eles se multiplicaram imensamente.
Os reis do Egito que conheciam José trataram deles bondosamente. Surgiu, então, um rei que não conhecera José. Esse rei era muito cruel para com o povo de Israel. Ele deu tarefas bem duras a fazer. O povo de Israel clamou ao seu Deus pedindo ajuda e Deus ouviu seu clamor. Deus decidiu libertar seu povo da cruel servidão no Egito.
Parece que a luta entre Faraó e Deus é um símbolo da luta contínua entre satanás e Deus. Por causa do pecado a humanidade ficou sobre o domínio de satanás. Ele luta para mantê-lo como escravo. A luta pode ser prolongada, porém, no final Deus libertará todo o seu povo do poder de satanás.
Tudo o que Adão perdeu, Cristo conquistará de volta. Tudo o que o povo de Cristo perdeu por causa do pecado de Adão, Cristo restituirá. Vejamos algumas lições:
1 – O homem foi criado à imagem de Deus.
Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem” (Gn.1:26). Adão foi desobediente a Deus e se tornou pecador. Somos também pecadores e perdemos aquela semelhança com Deus. Mas em Cristo seremos semelhantes a Deus novamente. Seremos como Adão antes que tivesse pecado.
2 – Perdemos o favor de Deus.
Deus amava Adão, mas não podia aceitar o pecado de rebeldia. Cristo veio para nos restaurar o favor de Deus. Antes de pecar Adão tinha comunhão com Deus. Cristo restaurou esta comunhão para nós, através do Espírito Santo (Jo.16:13-14).
3 – Adão perdeu a felicidade.
Nós também perdemos a felicidade e tornamos tristes. Mas, Cristo conquistou de volta para nós a felicidade que Adão perdeu. Em Adão perdemos o direito à vida. “No dia em que dele comerdes, certamente morrerás” (Gn.2:17). Mas Cristo veio e trouxe vida e imortalidade para o homem através do evangelho! (II Tm.1:10).
4 – Perdemos a filiação em Adão.
Em Cristo recebemos a adoção de filhos. Quando Adão pecou, perdeu a capacidade de estar seguro diante de Deus. Como filhos de Adão não temos base para permanecer na presença de Deus. Mas Cristo retirou-nos da lama do pecado, na qual nos encontrávamos e pôs nossos pés sobre uma rocha. Por causa de Adão perdemos nossa retidão. Agora aquele que crê é justificado de todas as coisas. Cristo nos tem dado muito mais do que perdemos quando Adão pecou. (Jo.1:12; Rm.3:24; Tt.3:7).
Conclusão:
Cristo terá toda a terra sobre o seu domínio. Pois, Deus fez o mundo para Si. Quando Ele viu tudo o que tinha feito, disse que era muito bom (Gn.1:31). O mundo foi planejado para ser uma perfeita harmonia. O diabo veio para estragar tudo, mas Deus não será decepcionado. Tudo estará em harmonia novamente, pois Cristo virá para restaurar todas as coisas (Is.49:8; Hb.10:37).
Que Deus nos abençoe,
Milton Rocha Paes