ALTAR DE SACRIFÍCIOS | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

ALTAR DE SACRIFÍCIOS

ALTAR DE SACRIFÍCIOS

 

Texto = Salmos 84:3.

Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.

 

Introdução:

A palavra “altar”, no latim é “Altus”: Que é um Lugar elevado para se oferecer sacrifícios. Havia dois tipos de altares. Um consistia de terra e outro de pedra ou pedras, conforme descreve os textos de Êxodo 20:24; I Samuel 14:33-35); e I Reis 18:31-32. Queremos falar sobre alguns tipos de altares:

 

1 – Sacrifício de Devoção. 

Esse tipo de altar foi edificado por Noé, como forma de devoção a Deus, após ter sido salvo das águas do dilúvio que havia inundado a terra. Essa atitude de Noé atraiu o favor de Deus conforme está escrito em Gênesis 8:20-22. 20- E edificou Noé um altar ao SENHOR; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar. 21- E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz. 22- Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.

 

2 – Sacrifício de Adoração. 

Esse tipo de altar foi edificado por Abraão quando foi sacrificar o seu filho Isaque no monte Moriá. Quando havia chegado ao local indicado por Deus, Abraão disse aos seus empregados, fiquem aqui com os jumentos e eu e o moço iremos subir, e após termos adorado a Deus voltaremos para vós.  Em Gênesis capítulo 22 e versículos 1 a 19 narra com detalhes esse fato ocorrido na vida de Abraão. Deus se agradou tanto desse gesto de Abraão que lhe confirmou grandes promessas para ele e para a sua descendência. 

 

3 – Sacrifício de Valor. 

Esse tipo de altar foi edificado pelo Rei Davi, quando um anjo do Senhor estava destruindo o povo de Israel em punição severa a desobediência cometida pelo Rei Davi. O profeta Gade tinha aconselhado o rei a oferecer sacrifícios na eira de Araúna, conforme descreve o texto de II Samuel 24:24-25. 24- Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo te comprarei, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinquenta ciclos de prata. 25- E edificou ali Davi ao Senhor um altar, e ofereceu holocaustos, e ofertas pacíficas. Assim o Senhor se aplacou para com a terra e cessou aquele castigo de sobre Israel. O sacrifício de valor e com valor tocou o coração de Deus.

 

Conclusão:

Quando se fala em altar na Bíblia, se fala de sacrifício. Pois, quando um altar era levantado a Deus, atraia a Sua presença e o lugar era demarcado. Sabendo dessa verdade, Abraão em todas as suas jornadas por onde passava levantava altares ao Senhor. O apóstolo Paulo deixou a essa recomendação dizendo: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. (Rm.12:1).

 

Ap. Milton Rocha Paes