APRENDA A VIVER BEM EM QUALQUER SITUAÇÃO | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

APRENDA A VIVER BEM EM QUALQUER SITUAÇÃO

APRENDA A VIVER BEM EM QUALQUER SITUAÇÃO

 

Texto = Filipenses 4:11-13.

Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.  

 

Introdução: 

Paulo passou por inúmeras experiências em sua caminhada de vida cristã. E quase no final da caminhada ministerial, estava preso em Roma e pesava sobre a sua cabeça uma sentença de morte. Mesmo vivendo um momento de muita expectativa ensinou que era possível viver contente em qualquer situação. Vamos tirar algumas lições desse ensinamento de Paulo: 

 

1 – Aprendendo a Viver Contente.

Ele procurou tirar lições positivas no decorrer da sua caminhada. Muitas pessoas, ao enfrentarem as dificuldades fazem exatamente ao contrário, se tornam pessoas fechadas, desconfiadas, amargas e tristes. Mas, Paulo considerava cada experiência, boa ou ruim, uma excelente oportunidade para aprender a viver bem.Será que não nos está faltando uma atitude positiva, diante das dificuldades e dos sofrimentos? Pense nisso!

 

2 – Aprendendo a Manter o Controle. 

O Apóstolo Paulo era uma pessoa igual a nós, ele não amava o sofrimento, não era masoquista, não ficava rindo no meio da tempestade, pois o sofrimento também o incomodava. Mas, o que ele estava dizendo é que é possível conservar a serenidade, o controle da situação, a autonomia, independentemente dos problemas que estamos passando. É como se dissesse: Aprendi a manter o controle da situação. E você?

 

3 – Aprendendo a Administrar.

Ao dizer “Tudo posso naquele que me fortalece”, estava dizendo já aprendi a administrar na hora da humilhação ou da exaltação. Na hora da abundância ou da escassez. Muitas pessoas não sabem administrar nem uma situação nem outra. Quando enfrentam uma situação ruim ou desagradável, reclamam, sofrem, enchem seus corações de mágoa ou ódio. Por outro lado, quando recebem uma posição de destaque, muitas vezes humilham e desprezam quem é menos favorecido. Muitos não são honrados por Deus, porque não teriam o mínimo controle numa situação de fartura e abundância. Será que sabemos administrar situações assim?

Isto aplica-se a nós?

 

Conclusão:

Em nenhum momento o Apóstolo pretendeu nos ensinar alguma nova filosofia de vida ou uma oração mágica que forçasse as janelas do céu a se abrirem sobre nós. Ele tão-somente estava relatando que chegou à maturidade da fé, que lhe dava o controle da situação, fosse ela qual fosse, porque Jesus Cristo o fortalecia. Porém, a plenitude deste aprendizado só é possível para aqueles que buscam força em Jesus Cristo. Somente aqueles que estão ligados em Cristo e dispostos a aprender com Ele, podem dizer: “Tudo posso naquele que me fortalece”.

 

Que Deus nos abençoe,

 

Ap. Milton Rocha Paes