Cansaço Emocional e Espirital | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Cansaço Emocional e Espirital

CANSAÇO EMOCIONAL E ESPIRITUAL

 

Texto = Mateus 11:28-30. 

Introdução: Você já enfrentou alguma situação em que sentiu que sua força emocional e espiritual parece que foram sugadas? Muitas vezes quando recebemos uma má notícia ou passamos por um tempo difícil em nossas vidas, sentimos nossa força emocional e espiritual se esgotar. E quando o diabo percebe que nossa alma está abatida, ele logo tenta nos derrubar sugando até nossa vontade de orar. Jesus conhecendo nossa limitação de superarmos esses momentos nos convida a prender com ele. Vejamos algumas lições sobre como enfrentar esses desafios:

1 – Busque a ajuda de alguém de confiança.

(Números 11:11-17 e Eclesiastes 4:9-10). Deus confiou a Moisés a missão de libertar o Seu povo do Egito e conduzi-lo a terra prometida. Mas em certo momento de seu ministério, Moisés sentiu um cargo muito pesado sobre ele, ficando esgotado fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Em resposta a sua oração Deus não operou nenhum milagre poderoso, apenas o orientou a dividir o fardo com outras pessoas. Hoje não é diferente, precisamos atentar para a necessidade de ter alguém para nos ajudar. Ninguém é uma ilha para viver sozinho, Deus não criou o homem para caminhar sozinho. 

2 – Não tome decisão quando estiver cansado.

(Gênesis 25:29-34). Jamais tome decisões permanentes, baseado em sentimentos temporários. Esaú havia chegado do campo muito cansado e faminto, quando ele viu um prato de lentilhas preparado pelo seu irmão Jacó, Esaú trocou o direito de primogenitura por aquele prato de comida, desprezando assim a benção de Deus. Tempo depois Esaú tentou herdar a benção que tinha desprezado, mas não a recebeu. Nunca devemos tomar decisões quando estivermos cansados. Busque primeiro descansar em Deus, e peça conselho para o seu discipulador, ou líder espiritual. 

3 – Jamais fique isolado.

(I Reis 19:4-9). Quando Elias se sentiu cansado espiritualmente, ele foi para o deserto e entrou numa caverna se isolando. Em Provérbios 18:1 diz que aquele que vive isolado insurge-se contra a verdadeira sabedoria”. Buscar ajuda no momento de esgotamento espiritual é a atitude mais correta de se tomar, quando se sentir cansado espiritualmente nunca confie na força de seus braços, procure ajuda.

Conclusão: Jesus continua a nos fazer este convite, sempre devemos buscar ajuda Nele, mas também Ele usa o seu corpo, a Igreja, para nos abraçar e nos dar descanso. Nunca tenha medo de pedir ajuda a um líder espiritual. Deus quer derramar sobre você uma unção de renovo e descanso!

Que Deus nos abençoe,

 

Ap. Milton Rocha Paes