Caráter Transformado - Parte 1 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Caráter Transformado - Parte 1

TRANSFORMAÇÃO NO CARÁTER 

Parte – 1

 

Texto = Mateus 16:16-17.

16. Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

17. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foram carne e sangue que te revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.

Introdução:

Antigamente, em Israel, mantinha-se o costume de associar o nome ao caráter da pessoa. 

A Bíblia registra, em algumas passagens, Deus substituindo nomes em razão de uma mudança de caráter.

Por exemplo:

Deus mudou o nome de Jacó (que significa: usurpador) para Israel (que significa: Príncipe de Deus);

Deus mudou o nome de Abrão (que significa: pai exaltado) para Abraão (que significa: pai de uma multidão).

Desta mesma forma, Jesus disse a Simão que ele seria chamado de Pedro. Simão significa: aquele que vacila; já o nome Pedro significa: pequena rocha (pedrinha).

Jesus nunca chamou Pedro de Pedro, mas sempre de Simão. Quando Pedro se mostrava fraco ou vacilante, Jesus se dirigia a ele pelo nome original, Simão.

A Psicologia nos ajuda a compreender melhor o comportamento humano e o define em quatro temperamentos, que são: colérico, melancólico, fleumático e sanguíneo. Todos têm um pouco dos quatro, mas sempre haverá um desses que se destacará.

Os coléricos são pessoas dominadoras. Seu ponto positivo é que têm espírito de liderança. Mas seu ponto negativo é que gostam de mandar, e dificilmente aceitam opiniões.

Os melancólicos são pessoas perfeccionistas. Seu ponto positivo é que são dedicados, porém cobram muito de si mesmos, não aceitam errar e, quando erram, se autofragilizam.

Os fleumáticos são pessoas tranquilas. Seu ponto positivo é a paciência e o controle que têm de tudo. Já seu ponto negativo é que são pacientes até demais e se tornam muito dependentes dos outros.

Os sanguíneos são pessoas calorosas, receptivas. Seu ponto positivo é que são sempre positivas e de bom humor, porém muito emotivas e agem por impulsos: primeiro falam e depois pensam.

João 13:8-10, Simão (Pedro) era Sanguíneo, e como sanguíneo ele estava pronto para tudo, e com isso ele sempre vacilava. Nesta passagem do evangelho de João Jesus estava lavando os pés dos discípulos...

Pedro diz: “Os meus pés o Senhor não lava”.

Jesus então lhe responde: “Simão, aquele a quem eu não lavar os pés não tem parte comigo”.

No mesmo instante Simão (Pedro) diz: “Então me lave os pés, as mãos e a cabeça”.

Ele sempre vacilava e ia de um extremo a outro. Simão (Pedro) já era uma pedra, porém, bruta à qual Jesus precisou lapidar.

Continua...

 

Ap. Milton Rocha Paes