DEUS CUMPRE SUAS PROMESSAS I | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

DEUS CUMPRE SUAS PROMESSAS I

Texto Bíblico: “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu” (Josué 21:45).

Introdução: Tudo o que você precisa fazer é reter firme a confissão da sua esperança na promessa. Deus fará nascer depressa algo poderoso na sua vida. Você verá as bênçãos do Senhor se apegando a sua vida.

Nestes dias, ouviremos notícias relevantes. Nascerão situações cheias das perspectivas do Senhor. E porque Deus nos ama e Seu prazer é fazer milagres, Ele desatará um milagre especial na sua direção. Deus gosta de honrar a Sua aliança e derramar da Sua glória sobre seus filhos. A palavra “promessa” significa: Afirmativa feita de cumprir alguma coisa.

1 – Deus cumpriu sua promessa a Noé

Noé em hebraico significa: Repouso.

Sua história ocupa cinco capítulos do livro de Gênesis, do 6 ao 10. Noé viveu em um tempo em que a corrupção, a imoralidade, a idolatria e o egoísmo haviam aumentado tanto que o pecado cheirou mal as narinas de Deus.

Noé era neto do homem que mais viveu na história chamado Matusalém.

Noé foi o décimo descendente, em ordem, de Adão, da genealogia de Sete, Gn. 5:1-29.

Noé teve três filhos Cão, Sem e Jafé, Gn. 5:32. Era Noé da idade de quinhentos anos e gerou a Sem, Cam e Jafé. A Bíblia diz que no ano quinhentos Noé teve três filhos, isso leva a pensar que os filhos de Noé eram trigêmeos, pois não existe nenhuma possibilidade de no mesmo ano haver três gestações.

Noé achou graça diante de Deus, Gn. 6:8. Porém Noé achou graça diante do Senhor. Mesmo vivendo em um mundo totalmente contaminado pelo pecado este homem conseguiu achar graça diante de Deus, pois era justo.

Deus olhando o coração deste homem fez-lhe uma promessa.

Tinha uma retidão de caráter, EZ. 14:14. Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, diz o Senhor Deus.

Construiu uma arca para sua salvação e a de sua família, Gn. 6:1-22.

Confiando única e exclusivamente na promessa de Deus, pois até aqueles dias não havia chovido sobre a terra, mas Deus disse haveria um dilúvio sobre a terra. Noé, seus filhos e noras entraram na arca, que flutuou sobre as águas pelo espaço de 150 dias antes de pousar no monte Ararate, Gn. 7 e 8.

A aliança de Deus com Noé, Gn. 9:1, 11-17. 1-Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sedes fecundos multipliquem-vos e enchei a terra. 11Estabeleço a minha aliança convosco: não será mais destruída toda carne por águas de dilúvio, nem mais haverá dilúvio para destruir a terra. 12Disse Deus: Este é o sinal da minha aliança que faço entre mim e vós e entre todos os seres viventes que estão convosco, para perpétuas gerações: 13porei nas nuvens o meu arco; será por sinal da aliança entre mim e a terra. 14Sucederá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, e nelas aparecer o arco, 15então, me lembrarei da minha aliança, firmada entre mim e vós e todos os seres viventes de toda carne; e as águas não mais se tornarão em dilúvio para destruir toda carne. 16O arco estará nas nuvens; vê-lo-ei e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres viventes de toda carne que há sobre a terra. 17Disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança estabelecida entre mim e toda carne sobre a terra.

Algumas referências bíblicas sobre Noé: Mt. 24:37; Lc. 17:26; Hb. 11:7; I Pd. 3:20; II Pd. 2:5.

Conclusão: Noé morreu com 950 anos de idade, Gn. 9:29. Este homem nos deixou um exemplo das promessas de Deus, e do cumprimento das mesmas.Talvez você tenha sofrido muito até hoje. Mas quando a bênção do Senhor chegar não trará dor, pois assim a Palavra afirma.

Você é filho e tem direito a todas as promessas que estão reservadas para a sua vida.Você será tão abençoado que muitos ficarão assustados com o que Deus fará, pois Ele quer mudar ainda mais a sua história de vida.

Deus não quer o Seu povo com confissão contrária. Deus quer ver o Seu povo retendo firme cada promessa, crendo que Ele é Fiel e cumprirá cada uma delas. O Senhor não tem prazer em vê-lo amargurado ou em pecado, mas na alegria do Reino que traz libertação e andará no sobrenatural, em linha com a Palavra do Senhor.

Continua...