Ministério de Pastor - Parte 1 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Ministério de Pastor - Parte 1

Primeira Parte 

 

MINISTÉRIO DE PASTOR

 

Texto = Jeremias 3:15.

E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência.

Introdução:

A vocação para o pastorado é a mais sublime de todas as vocações. John Jowett no seu livro “O pregador, sua vida e sua obra” diz que vocação é quando todas as outras portas estão abertas, mas você só anseia entrar pela porta do ministério. Deus chama pessoas diferentes, em circunstâncias diferentes, em idades diferentes para o ministério. Chamou Jeremias no ventre da mãe; Chamou Isaías num momento de crise nacional; Chamou Pedro depois de casado; Chamou Paulo quando este perseguia a igreja. O texto de Jeremias 3:15 nos fala que Deus é quem dá pastores à igreja. O pastor não é um voluntário, mas um chamado. O seu ministério não é procurado, é recebido. Sua vocação não é terrena, é celestial. Sua motivação não está em vantagens humanas, mas em cumprir o propósito Divino. Vejamos algumas lições desse texto:

1 – A Escolha de Deus não é Fundamentada no Mérito, mas na Graça.

Jeremias era uma criança quando foi chamado. Ele não sabia falar. Foi Deus quem colocou sua Palavra em sua boca.

Jonas era um homem que tinha dificuldade em perdoar os inimigos, e Deus o chamou e o enviou a fazer a sua obra, mas contra sua vontade.

Paulo se considerava o menor dos apóstolos, o menor dos santos, o maior dos pecadores, mas Deus o colocou no lugar de maior honra na história da igreja.

Nossa escolha para o serviço e para a salvação não é fundamentada em méritos, mas na graça.

Todos os salvos têm dons e ministérios no corpo, mas nem todos são chamados para serem pastores. Não somos nós que decidimos, mas Deus. Quem é chamado para este sublime ministério não poder orgulhar-se, porque nada temos que não tenhamos recebido. (É uma atitude de gratidão...).

 

2 – Deus não apenas Chama, mas Especifica a Missão.

O que é um Pastor? O que significa pastorear?

Pastorear é alimentar o rebanho de Deus com a Palavra de Deus – Não nos cabe prover o alimento, mas oferecer o alimento. O alimento é a Palavra. Reter a Palavra ao povo de Deus é um grave pecado.

Pastorear é proteger o rebanho de Deus dos lobos vorazes – Jesus alertou para o fato do inimigo introduzir os filhos do maligno no meio do seu povo, se a igreja estiver dormindo. Paulo alertou para o fato de os pastores estarem vigilantes para que os lobos não venham se infiltrar no meio do rebanho.

Pastorear é gostar do cheiro de ovelha – A missão do pastor é apascentar. O pastor é alguém que convive com ovelha. Está perto. Leva para os pastos verdes as famintas, às águas tranquilas as sedentas, atravessa os vales escuros dando segurança à ovelha, a que está insegura carrega a fraca no colo, resgata a que caiu no abismo, disciplina aquela que põe em risco a vida do rebanho.

 

Continua...