NÃO TEMAS E NEM TE ESPANTES | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

NÃO TEMAS E NEM TE ESPANTES

NÃO TEMAS E NEM TE ESPANTES

 

Texto = Josué 1:9.

Eu estou te mandando! Se esforce e tenha bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

 

Introdução: 

Deus está procurando pessoas que tenham um perfil de coragem e ousadia para cumprir o propósito e a missão que foi designada por Ele. Josué tinha esse perfil e foi escolhido por Deus para uma grande missão que faziam parte, ser o sucessor de Moisés e conquistar a Terra Prometida. Vejamos algumas lições sobre a palavra não temas:

 

1 – Não Temas Diante dos Desafios.

Deus sabia que Josué iria enfrentar alguns desafios pela frente e por isso procurou ministrar , convicção e ânimo na vida de Josué. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, Eu tenho te dado, como eu disse a Moisés. (Js.1:3). E primeiro desafio enfrentado por Josué foi atravessar o rio Jordão em época de enchentes com todo o povo de Israel a pé enxuto. O povo viu a glória de Deus se manifestar. Aleluia!

 

2 – Não Temas Diante de Novas Conquistas.

A Terra Prometida precisava ser conquistada. Haviam várias nações que estavam habitando a terra e precisava haver uma conquista, porém, não se conquista sem batalhas, sem guerras. Então, Deus ministrou a Josué dizendo: Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. (Js.1:5). Josué tinha que conquistar para que o propósito fosse estabelecido.

 

3 – Não Temas em Obedecer ao Senhor.

A obediência atrai o favor de Deus. Quando você procura obedecer ao Senhor as bênçãos são liberadas de uma maneira surpreendente. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. (Js.1:6-7). Deus está respaldando através da sua Palavra.

 

4 – Não Temas em Sonhar os Sonhos de Deus.

Deus tem sonhos para aqueles que confiam em sua Palavra em seu poder. A Bíblia diz que: Os pensamentos de Deus, são mais altos do que os nossos pensamentos. Os caminhos do Deus, são mais altos do que os nossos caminhos. (Is.55:8-9). Então podemos dizer que os sonhos Deus são melhores que os nossos sonhos. E por isso Deus deixou a seguinte recomendação a Josué: Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido. (Js.1:8).

 

Conclusão.

Como o Senhor disse a Josué, ele diz a nós também: Eu estou te mandando! Se esforce e tenha bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Diante dessa palavra precisamos nos posicionar avançar e conquistar.

 

Que Deus nos abençoe,

 

Ap. Milton Rocha Paes