O Reino de Deus | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

O Reino de Deus

O REINO DE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR

  

Texto = Mateus 6:33.

Mas buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas essa coisas vos serão acrescentadas.

Introdução:

Jesus disse que se verdadeiramente buscarmos em primeiro lugar o Reino de Deus, todas essas coisas serão acrescentadas. Essas coisas se referem às nossas necessidades básicas como comida, bebida e vestuário, conforme Jesus nos ensinou dentro do contexto de Mateus 6:25 a 32. Por exemplo: no v.32 Jesus disse que são as pessoas que não conhecem a Deus que correm atrás dessas coisas. Nós, como filhos de Deus, devemos crer na promessa que essas coisas nos serão acrescentadas. Em Lucas 14:15-24 Jesus contou uma Parábola sobre três pessoas que receberam um convite para um banquete no Reino de Deus, mas, elas recusaram o convite. Vamos ler Lucas 14:15-24 e vamos tirar algumas lições que impedem buscar o Reino de Deus:

1 – Apego aos bens materiais. (v.18b)

“Acabei de comprar uma propriedade, e preciso ir vê-la. Por favor, desculpe-me”. A lição não é simplesmente comprar uma propriedade, mas representa a obsessão de muitos cristãos de conquistar casas, bens, carros, etc. Sabemos que isso é importante e que Deus tem alegria em nos abençoar com elas, mas muitos estão recusando o convite de entrar no reino de Deus por causa dessas coisas. O alvo de algumas pessoas é: casa, carro, posses, dinheiro e fama

2 – Priorizar somente o trabalho. (v.19)

Acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las. Por favor, desculpe-me”. A lição é que muitos cristãos acabam recusando o convite do Reino de Deus por causa de Trabalho. A maior honra que um homem pode ter é trabalhar para o Reino de Deus. Mas infelizmente muitos trocam isso por qualquer proposta de trabalho, e o resultado é que estão sempre cansados ou ocupados para o Reino de Deus. 

3 – Se envolver com os prazeres do mundo. (v.20)

“Acabo de me casar, por isso não posso ir”. A lição aqui representa os cuidados e os prazeres do mundo. É claro que tirar tempo com a família e lazer é importante. Mas, muitos têm recusado o convite do Reino de Deus por estes motivos, colocam as diversões, lazeres e prazeres em primeiro lugar. Comente: Em sua opinião, qual o tipo de lazer que mais tem tirado o foco do cristão nos dias de hoje?

Conclusão: 

Jesus continua a nos convidar: “Venham, pois tudo já está pronto”. “Ainda há lugar”. Mas, somos nós que decidimos se iremos priorizar o banquete no Reino de Deus, ou apresentar desculpas como as pessoas da parábola. Que possamos decidir buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça.

Que Deus nos abençoe,

 

Ap. Milton Rocha Paes