OBSTÁCULOS OU POSSIBILIDADES | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

OBSTÁCULOS OU POSSIBILIDADES

OBSTÁCULOS OU POSSIBILIDADES


Texto = Gênesis 28.10-19. (NTLH).

 

Introdução:

Quando oramos para que as coisas mudem, muitas vezes nós é que precisamos mudar interiormente. Em muitas situações, tentamos fazer concertos e remendos em nossas vidas, mas na verdade é preciso recomeçar. Não adianta mudar de emprego, casa, cidade, médico, relacionamentos, e tudo o mais sem mudar interiormente nosso viver. Jacó estava vivendo um momento muito difícil em sua vida. Vamos aprender com Jacó, como transformar obstáculos em possibilidades:  

 

1 – Transformou a pedra em um Travesseiro. (v.11). 

A primeira coisa que aprendemos com Jacó é que em tempos difíceis precisamos encontrar um tempo para descansar no Senhor. Às vezes para mudar é preciso parar. Se eu quiser mudar minha direção, devo primeiro parar e então retornar. Não adianta prosseguir se está dando tudo errado. Jacó descansou no meio da tribulação. Reconheceu que não adiantaria prosseguir cansado como estava, mas precisava parar um pouco antes de continuar e recompor suas energias. Você está fugindo de seus problemas e cansado como Jacó? Jesus diz para você: “vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). 

 

2 – Transformou seu pesadelo em um Sonho. (v.12). 

No meio de toda a sua dificuldade Jacó teve um lindo sonho. Ele viu que aquela pedra seria o primeiro degrau de uma grande escada, que de tão alta atingia até o céu. Nesta escada havia um grande movimento de anjos subindo e descendo. Este sonho seria a força que precisava para inspirar sua vida dali para frente. Sua vida que parecia um pesadelo, agora se transformaria em um sonho de Deus. Os sonhos se tornam como ideais para nossa vida. Uma razão de acordar, levantar e lutar. Como é triste quando vemos pessoas que desistiram de seus sonhos. Muitas pessoas quando encontram uma pedra no caminho, pensam em desistir por que não conseguem mais sonhar. No sonho de Jacó “os anjos de Deus subiam e desciam” (v.12). Isso significa que enquanto descansamos Deus continua trabalhando por nós. Muitas vezes ficamos apavorados pensando o que fazer e queremos resolver tudo do nosso jeito, mas não adianta. Por isso é importante descansar e deixar Deus agir. (Hebreus 1:14). Deus quer trabalhar em sua vida e realizar seus sonhos.

Conclusão: 

Jacó pensava que estava sozinho e que aquele lugar não tinha a bênção de Deus. v.16. Pensou que nunca mais voltaria ali, mas Deus lhe prometeu dar aquela terra (v.15), e que sua família, a qual Jacó pensara que tinha acabado, seria abençoada pelo Senhor (v.14). Aquele lugar difícil, foi onde Jacó, mais foi abençoado (v.17). Então, não adianta fugir de seus problemas. No lugar onde você está, Deus pode te abençoar. 


Ap. Milton Rocha Paes