Origem da Violência | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Origem da Violência

Texto = Juízes 21:25.

Introdução:

A violência segundo as Escrituras nasceu na queda do homem. Ao abrir a Bíblia, nós vemos Deus criando o homem à sua Imagem e Semelhança, dando ao homem o livre-arbítrio, para que pudesse responder ao Criador, num amor filial. Contudo, o homem resolveu seguir outro caminho. O caminho da desobediência deu origem a violência sobre a terra. Então, desde o início da humanidade, o mundo recebeu um castigo drástico porque a violência cresceu na terra, e o homem se tornou mal desde sua infância (Gn.6:11-13). Vejamos alguns fatores que causam a violência:

1 – Falta de Deus.

Quando o homem achou que podia agir sozinho sem Deus, sem regras e sem princípios, começou a decadência em sua vida e isto atingiu toda a sociedade. A limitação do homem e seu egoísmo pessoal têm deixado na história um rastro de destruição e violência. O povo de Israel viveu um período na história onde “cada um fazia o que achava certo”, faltou o temor a Deus, faltou a e imperou a violência. O temor a Deus é o princípio que pode imunizar a sociedade contra a violência. O verdadeiro conhecimento de Deus, como Senhor e Rei e a obediência a Ele e a adoração requerida vacinam o homem contra todo o tipo de violência. (Sl.95:6).

2 – A Ilegalidade.

Na época dos juízes, não havia rei e não havia lei (Sl.11:3). A falta da lei ou a ignorância dela, transforma a força o padrão. O mais forte é a lei. Os lideres de Israel naquela época se faziam pela força. Ou se obedece a lei ou vale a força. Em qualquer núcleo social, mesmo na igreja é necessário o respeito aos princípios estabelecidos. A honra aos princípios institucionais é a salvação de qualquer sociedade. Quando obedecemos aos princípios não temos o que temer, pois a nossa vida é como um livro aberto (II Co.3:2). Não vivemos mais na clandestinidade, não vivemos mais na ilegalidade, mas vivemos no temor do Senhor (Pv.14:27; 19:23).

3 – A Impunidade.

Naturalmente que se falta à lei, a consequência é também a impunidade. Quando o mal se propaga e é defendido, então impera indiscutivelmente a violência. A falta da disciplina e da correção destrói qualquer sociedade. A impunidade em nosso país está levando a sociedade a experimentar atos de violência sem precedentes.  Hoje os valores estão sendo invertidos em todas as áreas. O cidadão de bem fica prisioneiro em sua própria casa e o marginal fica as soltas nas ruas. Um menor comete um roubo ou crime e não pode ser punido porque é menor, volta as ruas e continua praticando as mesmas atitudes. Isso gera violência. (I Jo.5:19).

Conclusão:
Vivemos hoje num caos social de proporções gigantescas. Lares se desfazendo, crianças abandonadas, drogas, exploração, doenças ameaçadoras e tantas outras coisas. Cremos na eficácia do evangelho. Onde impera a luz de Cristo, e seu ensino, a civilização pode contar com bênçãos dos céus. A Bíblia diz que Deus nos amou de tal maneira que entregou o seu filho (Jesus) para morrer em nosso lugar (Jo.3:16). Então, podemos afirmar que a solução para este mundo é JESUS CRISTO!

Que Deus nos abençoe,

 

Milton Rocha Paes