PRIMÍCIAS – Parte III | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

PRIMÍCIAS – Parte III

PRIMÍCIAS – Parte 3

 

 

As primícias trazem consequências espirituais. 

 

Honrar ao Senhor com a entrega delas traz bênçãos, mas brincar com Deus no tocante a isto gera juízo! 

Deus pediu aos israelitas a consagração de todo o primogênito

“Disse o Senhor a Moisés: Consagra-me todo primogênito; todo que abre a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, tanto de homens como de animais, é meu – Êxodo 13:1-2. 

 

E explicou a razão disto: “Quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, como te jurou a ti e a teus pais, quando ta houver dado, apartarás para o Senhor todo o que abrir a madre e todo o primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do Senhor. Porém, todo primogênito da jumenta resgatará com cordeiro; se o não resgatares, será desnucado; mas todo o primogênito do homem entre teus filhos resgatará. Quando teu filho amanhã te perguntar: Que é isso? Responder-lhe-ás: O Senhor com mão forte nos tirou da casa da servidão. Pois sucedeu que, endurecendo-se Faraó para não nos deixar sair, o Senhor matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito do homem até ao primogênito dos animais; por isso, eu sacrifico ao Senhor todos os machos que abrem a madre; porém a todo primogênito de meus filhos eu resgato” – Êxodo 13:11-16.

 

 

Jericó foi à primeira cidade a ser conquistada por Israel; era a Primícia do Senhor. Deus proibiu tocar no despojo, para que o restante fosse santificado

Josué 6:17-19. Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que com ela estiverem em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos. Tão somente guardai-vos do anátema, para que não vos metais em anátema tomando dela, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o turveis. Porém toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal e de ferro são consagrados ao Senhor; irão ao tesouro do Senhor

 

Acã, um dos soldados violou a Lei das Primícias. Tocou no que não devia. Josué 7:1 Acã, tomou do anátema, e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel. Josué 7:11,20-21. 11. Israel pecou; eles transgrediram o meu pacto que lhes tinha ordenado; tomaram do anátema, furtaram-no e, dissimulando, esconderam-no entre a sua bagagem. 20. Respondeu Acã a Josué: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, e eis o que fiz: 21. quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro do peso de cinquenta siclos, cobicei-os e tomei-os; eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata debaixo da capa.

 

A obediência traz consequência positiva. A desobediência traz consequência negativa

Ageu 1:6,10-11. 6. Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado. 10. Por isso os céus por cima de vós retêm o orvalho, e a terra retém os seus frutos. 11. E mandei vir à seca sobre a terra, e sobre as colinas, sobre o trigo e o mosto e o azeite, e sobre tudo o que a terra produz; como também sobre os homens e os animais, e sobre todo o seu trabalho.

 

Além de ensinar-lhes um princípio, o Senhor se movia por meio de um ato de legalidade. Na verdade, quando protegeu e guardou os primogênitos dos filhos de Israel, Deus os comprou

 

Usando a linguagem bíblica podemos dizer que o Senhor os resgatou e se fez dono deles. Todo o primogênito era D’ele e a consagração ao Senhor era o meio de reconhecer isto. 

 

Para poder ficar com seus filhos, os pais deveriam resgatá-los de volta por meio de ofertas. Mas ao consagrarem o primogênito, estavam santificando a Deus o restante de sua descendência. 

 

Quando se santificam ao Senhor as primícias de algo, santifica-se também o restante. Quando se rouba a Deus nos primeiros frutos, perde-se a sua bênção no restante. Este princípio funciona em todas as áreas. Ao separarmos um tempo pela manhã para buscarmos a Deus, e oferecermos em nosso devocional as primícias do dia, estamos santificando o restante dele ao Senhor. 

 

As primícias são a primeira parte de um todo. 

 

Devo entregar as primícias como semente de prosperidade. Declarando que Deus tem a primazia em minha vida, santificando minha renda, abençoando minha família. “E as primícias de todos os primeiros frutos de tudo... serão dos sacerdotes... para que faça repousar a BÊNÇÃO SOBRE A TUA CASA - Ezequiel 44:30. 

 

 

Aplicação prática:

 

Separe o valor equivalente a 01 dia do mês e entregue na mão do teu Pastor, do teu sacerdote e receba a sua bênção; ou divida o salário mensal por 30 e você achará o valor das primícias. (Ou primeiro dia de trabalho). 

 

Abra seu entendimento para a frutificação e a prosperidade, para a oliveira que não falha, e não fique impedido no mundo espiritual. Feche as brechas e encerre os argumentos do diabo contra sua área de finanças e bens

 

Seja fiel e tenha no coração a disposição de: Honrar ao Senhor com os seus bens, e com as primícias de toda a sua renda; assim se encherão de fartura os seus celeiros, e transbordarão de mosto os seus lagares” – Provérbios 3:9-10.

 

E Lembre-se: Deus não mudou e seus princípios também não!

 

“SEJA UM PREMISSISTA”.

 

 

Ap. Milton Rocha Paes