Proteção Divina
Texto: Salmos 121:1-8.
Introdução:
Conforme aumenta a violência, cresce também a preocupação dos cidadãos em investir em sua própria segurança e na de seu patrimônio. Na mesma proporção, têm sido desenvolvidos novos equipamentos e tecnologias para essa segurança. O Salmo 121 nos revela que a preocupação com a segurança é um problema antigo. Quando se fala em segurança, o que vem a sua mente? Quer comentar sobre o assunto? Vamos ver algumas lições sobre a Proteção Divina:
1 – Ela é Sobrenatural.
As Escrituras não deixam dúvidas quanto à realidade da vida sobrenatural e da batalha espiritual que está sendo travada (Ef.6:12). Um dos objetivos da vinda de Jesus Cristo a este mundo nos foi ensinado pelo apóstolo João (I Jo.3:8).
Afirmamos que o sobrenatural existe. Mas, nem tudo que é sobrenatural provém de Deus. O Salmista diz: “O meu socorro vem de Deus” e “O Senhor é quem te aguarda”. Há uma proteção sobrenatural sobre aquele que confia em Deus (I Jo.5:18).
2 – Ela é Pessoal.
Deus é o guarda pessoal do seu povo. Ele é representado como protetor de seu povo sob os seguintes tipos de figuras: 1º Deus de batalha (II Cr.32:8); 2º Deus de defesa (Sl.5:11); 3º Deus de fortaleza (II Sm.22:2-3); 4º Deus que é escudo (Sl.33:20). O Salmista diz: “O Senhor é a tua sombra”. Isso quer dizer que se trata de proteção pessoal (Sl.91:1-2).
3 – Ela é Completa.
O Salmista diz: “O Senhor te guardará de todo o mal”. Isto é, a proteção de Deus é total. Ela abrange o físico, o moral e o espiritual. Em toda a dinâmica da vida, em qualquer situação. A Bíblia, em vários textos, ensina que a proteção divina é concedida aos fiéis para preservá-los (Sl.145:20); para fortalecê-los (II Tm.4:17); para sustentá-los (Sl.63:8); para guardá-los do mal (II Ts.3:3); para defende-los (Dt.20:1-4) em todos os momentos e em todos os lugares (Gn.28:15).
Conclusão:
Então, meus queridos irmãos, descansem nestas verdades da Palavra de Deus. A Bíblia nos afirma: “Se o Senhor não guardar a cidade em vão vigia a sentinela” (Sl.127:1). Não devemos esquecer jamais que Deus é o guarda fiel do seu povo!
Que Deus nos abençoe,
Milton Rocha Paes