QUANDO A NOSSA FÉ É TESTADA | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

QUANDO A NOSSA FÉ É TESTADA

QUANDO A NOSSA FÉ É TESTADA

 

Texto = Tiago 1:2.

Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações.

 

Introdução:

Uma das maiores dificuldades da vida cristã é justamente enfrentar as situações onde nossa fé é testada. Não gostamos de testes, nem os queremos. Mas precisamos deles. Nessas horas nos parecemos com criancinhas evitando a colherinha de remédio. Nós necessitamos destes testes, eles nos fortalecerão aumentando a nossa fé em Deus. Vejamos algumas lições essas provações:

 

1º As Provações Promovem a Glória de Deus.

Existem alguns sofrimentos em nossa vida que só existem para que a glória de Deus se manifeste. Deus permite que soframos para que Ele mesmo resolva esses problemas e isso sirva de exemplo, para todos, da existência do poder de Deus. 

Um exemplo disso está no texto de João 9:1-3, 7. Existe outra história na Bíblia sobre isso. A história de Lázaro, amigo de Jesus. Ele ficou doente, e todos ficaram preocupados. Como alguém que é amado por Deus pode ficar doente? João 11:3. Mas, por que Lázaro ficou doente? Veja João 11:4. Ficou doente para que se manifestasse a glória de Deus.

 

2º As Provações Promovem o Poder e a Fidelidade de Deus.

Sabe quando percebemos que alguém é importante para nós? Quando precisamos da pessoa. Basta necessitarmos muito de alguém para notar o quanto essa pessoa é importante em nossas vidas. Geralmente precisamos das pessoas nos momentos de dificuldade. Infelizmente, somos assim. 

A vida cristã começa quase sempre quando precisamos de Deus para alguma coisa. Começamos a passar por problemas intensos e até por alguns impossíveis e insuportáveis, assumimos uma postura fragilizada, abrimos a guarda e passamos a depender de Deus.

Esses momentos devem ser aproveitados, para buscarmos a Deus com mais intensidade, nos tornarmos mais dependentes de Deus, abrirmos espaço para Sua ação divina, nos tornarmos mais atentos à Sua voz. Esse é um processo lógico. Eles aumentam nossa dependência de Deus, Dt.4:30-31.

 

Conclusão:

As angústias nos servirão de transporte com destino à presença de Deus. E, o maravilhoso em tudo isso é que Ele nos ouvirá! Os sofrimentos de nossa vida servirão de oportunidade para percebermos o poder de Deus, para percebermos a fidelidade de Dele. 

Todo o problema deve ser enfrentado como um novo desafio a ser vencido. Devemos ter em mente que de maneira alguma sairemos de uma situação desagradável sem proveito algum, toda a dificuldade servirá para nos aproximar de Deus e nos aperfeiçoar. Tg.1:2-4, 12.

 

Que Deus nos abençoe,

 

 

Ap. Milton Rocha Paes