DEUS CUMPRE SUAS PROMESSAS IV | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

DEUS CUMPRE SUAS PROMESSAS IV

Texto Bíblico: “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu”, Josué 21:45.

Introdução: Tudo o que você precisa fazer é reter firme a confissão da sua esperança na promessa. Nestes dias, ouviremos notícias relevantes. Nascerão situações cheias das perspectivas do Senhor. E porque Deus nos ama e Seu prazer é fazer milagres, Ele desatará um milagre especial na sua direção. Deus gosta de honrar a Sua aliança e derramar da Sua glória sobre seus filhos.
A palavra “promessa” significa: Afirmativa feita de cumprir alguma coisa.

4 – DEUS CUMPRIU SUAS PROMESSAS A MOISÉS.

O nome Moisés significa (em hebraico): Tirado, por sido tirado das águas.

Moisés foi Libertador, Estadista, Historiador, Poeta, Moralista, e Legislador hebreu. Moisés foi o maior vulto do Antigo Testamento. Deus o usou para formar, de uma raça de escravos egípcios, e sob as maiores dificuldades, uma nação agressiva e poderosa que completamente alterou o curso da humanidade.

A história de Moisés ocupa os livros de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio; a sétima parte da Bíblia. Realmente Moisés merece a fama de ter sido um dos maiores homens de todas as épocas.

Moisés era da tribo de Levi, (Êxodo 2:1). Filho de Anrão e Joquebede, os quais pela fé, não temeram o decreto do rei, ocultando o seu filho por três meses, (Números 26:59; Hebreus 11:23).

Moisés foi salvo das águas do rio Nilo e criado como filho da princesa, filha de Faraó, o qual foi educado em toda a ciência dos egípcios, conforme Êxodo 2:10 e Atos 7:22. Pois Deus tinha planos e promessas para a sua vida.

Pela fé quando já era homem, rejeitou a glória do Egito, recusando ser chamado filho da filha de Faraó (Hebreus 11:24). Pela fé abandona o Egito, fugindo para a terra de Mídiã onde permaneceu por 40 anos (Êxodo 2:15; Atos, 7:30; Hebreus 11:27).

Deus se revelou a Moisés de uma forma surpreendente no meio de uma sarça em chamas, a qual não se queimava mesmo estando em chamas conforme Êxodo capítulo três. Ali, Deus fala com Moisés, faz milagres, apresenta seus projetos e faz-lhe promessas.

Diante do chamado de Deus a Moisés para libertar o povo de Israel do cativeiro egípcio (Êxodo 3:10), Moisés tenta se esquivar por cinco vezes para não ir ao Egito e por cinco vezes Deus reafirma a promessa, vejamos:

1o – Então disse Moisés a Deus: Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire dos Egito os filhos de Israel? (Êxodo 3:11). A primeira resposta de Deus. Respondeu-lhe Deus: Certamente eu serei contigo. (Êxodo 3:12).

2o – Quando me perguntarem: Qual é o nome do Deus que te apareceu? Que lhes direi? (Êxodo 3:13). A segunda resposta de Deus. Disse Deus a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU O QUE SOU. O EU SOU me enviou a vós. (Êxodo 3:14).

3o – Então respondeu Moisés: Mas se não crerem em mim, nem ouvirem a minha voz? (Êxodo 4:1). A terceira resposta de Deus veio em forma de cura para alma de Moisés. A vara de Moisés se transformou em serpente e depois em vara novamente; a mão de Moisés ficou leprosa e depois ficou sã novamente. (Êxodo 4:3-8).

4o – Moisés disse a Deus: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, sou pesado de boca e peado de língua (Êxodo 4:10). A quarta resposta de Deus. Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o vê, ou o cego? Não sou o Senhor? Vai, pois eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. (Êxodo 4:11-12).

5o – Moisés disse a Deus: Ah! Senhor! Envia outro (Êxodo 4:14). Na quinta resposta Deus ficou irado com as atitudes de Moisés. Deus disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele fala muito bem. Ele falará por ti ao povo, e te será por boca, e tu lhe serás por Deus. (Êxodo 4:13-16).

Deus havia cuidado milagrosamente de Moisés desde o seu nascimento, havia lhe preparado para uma missão específica, mesmo sem ele saber. E agora, exatamente na hora que Deus precisava dele para tirar o povo do Egito, conduzi-los pelo deserto e conquistar a terra que Deus havia prometido das aos filhos de Israel em herança, Moisés tenta fugir da responsabilidade. Moisés conseguiu tirar a paciência de Deus.

Às vezes agimos como Moisés, queremos questionar a Deus, queremos também fugir das responsabilidades e não assumir os projetos que Deus para nossa vida. Meu querido, Deus te conhece melhor do você mesmo. Ele sabe da tua capacidade, do teu potencial, da tua inteligência, pois tudo isso foi Ele mesmo que te deu.

Após a sua experiência com Deus, Moisés se tornou o homem mais manso da terra. Seu ministério foi acompanhado por muitos milagres e muitas maravilhas realizadas por Deus. Moisés falava boca a boca com Deus, (Números 12:8). A Bíblia diz que nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés... (Deuteronômio 34:10-12).

Deus cumpriu todas as suas promessas a Moisés. Assim, também Ele cumprirá todas as promessas feitas a você. Não questione, não duvide, mas, creia no poder de Deus em sua vida, creia no tempo de Deus para a sua vida.

Moisés morreu aos 120 anos de idade com todo o vigor, inclusive suas vistas nunca se escureceram, pois tinha uma visão de Deus, (Deuteronômio 34:7).  A Vida de Moisés foi dividida em três etapas: Passou 40 anos no Egito; passou 40 anos no deserto e passou outros 40 anos na frente de Israel pelo deserto.

O mesmo Deus de Moisés, também é o nosso Deus, que nos chama, que nos conhece, que nos capacita e que libera da Sua unção sobre nós para realizarmos a sua obra e cumprirmos o projeto ministerial que Ele tem colocado em nossas mãos.

Continua...