Promessas - parte 4
Texto: Êxodo 3:6-22.
Introdução:
Existem muitos tipos de promessas feitas, algumas delas são cumpridas outras não. Você já prometeu alguma coisa para alguém ou para Deus? Cumpriu a promessa ou não? Caso não tenha cumprido o que você pretende fazer? Quando Deus faz a promessa certamente Ele cumprirá. A Bíblia nos afirma que Deus cuida para cumprir sua palavra. Vejamos sobre as promessas de Deus para nossa vida:
1 – As Promessas são evidências do amor de Deus. (v.8).
O amor é um atributo de Deus, isto está claro na Bíblia. (Ml. 1:2; Jo. 3:16). Ser alvo do amor de Deus é um privilégio insubstituível. Deus mostrou seu amor por mim, antes mesmo da minha existência, veja que as promessas de Deus para mim e para você estão declaradas na sua Palavra há anos. (Rom.5:8; Gal.2:20; Jer.31:3). A promessa da vinda do Messias para resgatar o homem do pecado e salvá-lo é uma evidência maravilhosa de que Deus usa suas promessas de Bênçãos, para revelar seu amor. As promessas revelam o amor do Pai celestial pelo seu povo. (Êx.3:17).
2 – As Promessas são declarações de vitórias. (v.8).
Todo ser humano já teve o dissabor de enfrentar inimigos. Os inimigos são muitos e incomodam a todos, agora, permanecer sob seu domínio é simplesmente estarrecedor. Moisés sabia da situação deplorável de seu povo, e sabia também que o sofrimento de seus concidadãos se dava por causa do inimigo visível – Egito, e invisível – diabo. Nós conhecemos a situação do nosso povo e sabemos quem são seus inimigos, por isso devemos revelar as promessas da palavra de Deus que mostram que o cativeiro foi removido na Cruz. (Col. 2:14-15). As promessas de Deus para nós são declarações objetivas da nossa vitória. Se você crê que as promessas Bíblicas são para você, declare-as, profetize-as contra seus inimigos e você verá se cumprir o que a Bíblia diz. (Rom. 8:31-38).
3 – As Promessas são cumpridas por Deus. (vs.21-22).
Deus nunca promete o que não pode cumprir. Em sua palavra percebemos que Deus trabalha 24 horas por dia cumprindo o que prometeu. Porém, nós como seu povo, temos que saber o que nos separa do cumprimento de suas promessas em nossa vida: A desobediência, (Nm. 20:8-12); A falta de fé, (Nm.13:31-33); A murmuração, (Nm.14:2,29,30); A insubmissão, (Nm.16:1,3,32); A idolatria, (Êx. 32:19-29). Deus cumprirá suas promessas em nossa vida se nós formos fiéis. (Mt.24:35; Mt.25:21). Não deixe terminar este ano sendo infiel.
Conclusão:
A Bíblia é o livro das Promessas, Israel é o povo alvo das promessas. Nós somos o novo Israel de Deus e Deus continua a prometer e cumprir na vida de cada um que crê na sua palavra e andam nos seus caminhos. Seja diligente e viva na certeza de que Deus tem alegria em liberar da sua graça e misericórdia sobre a tua vida.
Milton Rocha Paes