A Força das Palavras | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

A Força das Palavras

Texto = Tiago 3:8-12.

 

Introdução:

Vivemos em uma época onde as palavras não tem mais importância, o que falamos já não tem valor. Mesmo gravando o que se fala, ou assinando um documento à palavra do homem já não tem muito valor. Neste texto bíblico encontramos Tiago o irmão de Jesus, orientando as pessoas a respeito da língua. Tiago usa o termo língua devido, ser a língua que formula as palavras. A língua pode mudar o curso da natureza, é um mal que não se pode dominar. E baseado neste assunto queremos falar sobre a força que há em nossas palavras.

 

1 – A FORÇA DAS PALAVRAS: NO MUNDO FÍSICO.

Jesus disse que a Palavra é a semente, e que a terra é o coração do homem. Tudo o que plantamos nós colhemos, e a colheita é sempre mais abundante do que a semeadura. Tudo quanto existe no mundo é regido por leis, que foram criadas por Deus. De nossos lábios não podem sair palavras más, conforme Efésio: 4:29 que diz: Não saia de vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que de graça aos que à ouvem. A palavra torpe quer dizer: impura, imoral, disforme, repugnante, infame, nojento, ignóbil. Quantas palavras negativas têm atingido os filhos, o casamento, o trabalho, a vida espiritual. Existe uma recomendação bíblica sobre o que falamos ou semeamos (Dt.22:9), vejamos: Não semearás a tua vinha de espécie  de semente diferente, para que não profane o fruto da  semente que semeares, e a novidade da vinha. Como exemplos existem dois textos bíblicos sobre Jacó (Gn.31:32) e Josué (Js.6:26-27). Amas as palavras se cumpriram...

 

2 – A FORÇA DAS PALAVRAS: NO MUNDO ESPIRITUAL.

Tudo é regido por uma lei: A Lei de Newtom diz: “Quando dois corpos se encontram, um se opõem contra o outro, exercendo a mesma força e direção, e sofrendo sentido e força contrária”. Em Eclesiastes 10:20 diz: Nem ainda em teu  pensamento amaldiçoas  ao rei, nem tão pouco no mais interior da tua recamara de dormir, amaldiçoas ao rico, porque as aves dos céus levariam a voz e o que tem asas daria notícia da palavra. Agora vejamos o significado dessa expressão: “e o que tem asas”. Espiritualmente pode ser interpretado como anjos ou demônios. A palavra de Jacó trouxe a morte para sua esposa Raquel. (Gn. 35:l9). A maldição de Josué se cumpriu na vida de Hiel, no início da construção morreu seu filho mais velho Abirão, e no final da construção morreu seu filho mais novo Segube. (I Rs. 16:34). Toda a palavra que sair de nossa boca vai ser cobrada no mundo espiritual. Jesus disse em Mateus: 12:36-37 que: Toda palavra ociosa que sair da vossa boca será cobrada no dia do juízo. Pelas suas palavras sereis justificados ou sereis condenados.

 

CONCLUSÃO:

Meus irmãos, quem poderá anular as palavras que saíram de nossos lábios? Quem poderá anular as palavras que foram ditas contra nós? Somente o Sangue do Senhor Jesus Cristo pode nos livrar de todo o mal. (I Jo.1:7). Lembre-se que nós precisamos pedir perdão e liberar perdão.