Aprendendo com Neemias - 6 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Aprendendo com Neemias - 6

Aprendendo com Neemias – 6

 

Neemias capítulo 6

Neemias trabalha mesmo mediante de todos os desafios, problemas e ameaças.

 

Verso 2. O inimigo nunca desiste.

Neemias já estava em segurança dentro dos muros, então os inimigos o chamam para fora dos muros, às vezes nós estamos NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS, então o nosso inimigo nos chama para fora, sempre para nos fazer algum mal!

 

Verso 3. Neemias dá uma resposta à altura!

Tenho dito há muito tempo que nossa resposta define nosso futuro. Exemplo: Davi contra Golias.

Devemos estar convictos daquilo que estamos fazendo e não trocar isso por propostas de satanás.

 

Verso 4. Determinação de Neemias.

Aqui encontramos determinação, postura e firmeza. O inimigo não desiste. Então, Neemias também não desiste. Muitas vezes nós somos “pego” na insistência.

 

Versos 5, 6 e 7. Persistência de Neemias.

Nossa persistência tem que ser na medida em que somos exigidos. Agora as “ameaças” passaram a ser documentadas através de cartas. “Então, a coisa ficou seria”.

O inimigo passou a usar armas sujas, a mentira. Nosso inimigo não tem pudor, não podemos esperar polidez, sensatez e justiça da parte dele, ele não tem obrigação de agir dentro da regra. No verso 7 o inimigo apela, primeiro para o espiritual (vale lembrar que era uma carta aberta, onde todos poderiam ler), e depois para  o emocional, eles dizem que essas mentiras iriam chegar ao ouvidos do rei Artaxerxes, o grande “aliado” de Neemias.

 

Versos 8 e 9. A resposta de Neemias.

A resposta altura, Neemias sabia da sua verdade, sabia que mesmo que chegasse essa mentira aos ouvidos do rei Artaxerxes, ele antes já havia "FEITO SEU NOME" com o rei, percebe a intenção do inimigo e recorre a Deus em oração, sabendo que seus inimigos não parariam ele pede para Deus aumentar suas forças.

 

Verso 10. O episódio com semanais, a bíblia cita o nome dos seus antepassados para mostrar que ele não era qualquer Zé mané, "as vezes satanás poderá usar pessoas de influência para nos atrapalhar"

 

V11. Mais uma vez a resposta à altura, que me deixa cada vez mais apaixonado pela história de Neemias.

 

V12. Pensar sobre um assunto já passado, nos permite ver coisas que na hora não percebemos, o relacionamento de Neemias com Deus o permitiu na hora da resposta, dar a adequada, e só depois analisar o fato. Neemias já sabia que Deus não ia o dar uma palavra que o fizesse recuar, toda direção de Deus tem um contexto, uma explicação, uma lógica, ESPIRITUAL, às vezes também NATURAL. 

 

V13. Neemias sempre havia preservado seu nome, um revolucionário que havia transformado as vidas dos israelitas de Jerusalém, de acabados e derrotas, passaram a ser exímios construtores e soldados, defensores das suas famílias, e a intenção dos seus inimigos era manchar a moral dele.

Para satanás mais vale um cristão cair num escândalo do que esse mesmo cristão MORTO. 

 

V14. A oração, Neemias pede a punição de seus inimigos, a oração de Neemias pareceu com as orações de Davi, "Mata meus inimigos, quebra a cara Deles". 

Às vezes somos "bonzinhos demais" nosso inimigo quer ver nossa derrota, e nós o recebemos com rosas nas mãos.

 

V15. A obra entregue, com impressionantes 52 dias de trabalho Neemias entrega a muralha pronta.

Lembra do começo? Neemias percorre a extensão da obra e diz para os israelitas, "TÁ FEIA A COISA HEIN". 

Isso é a prova de que quando colocamos Deus na frente tudo da certo, e Neemias reconhece isso no V16, quando os vizinhos inimigos souberam do Termo de Entrega da Obra já estava pronto, ele diz Deus nos ajudou, quando entregamos a devida gloria a Deus, recebemos um novo crédito para o futuro.

 

Agora quando enchemos o peito e dizemos: "EU QUE FIZ, EU SOU BOM, EU SOU FERA, EU FAÇO MESMO" Deus olha e diz, "ele ainda precisa aprender".

 

V17,18,19. Neemias enfrenta oposição dentro dos seus patrícios, devido a ganância, muitos queriam ficar perto de Tobias, por suas posses e influências.

Sempre vão existir pessoas com poder de compra, inclusive compra de pessoas!

 

O mais uma vez o inimigo insiste em paralisar pelo medo!

  

Pastor: Rogério Serrano