Como o Homem é Santificado?
COMO O HOMEM É SANTIFICADO?
Texto = I Tessalonicenses 5:23.
Introdução:
Existem vários conceitos errôneos a respeito da santificação: Muitos acham que o legalismo, ou a observância de regras e regulamentos, ajudam no processo de santificação. O Apóstolo Paulo nos ensina que a lei não pode santificar e não pode justificar. (Romanos capítulos 6 e 3). Não esta depreciando a lei. Ele a esta defendendo contra os conceitos errados quando a seu propósito. Outros querem se santificar através do Asceticismo: na tentativa de subjugar a carne e alcançar a santidade por meio de privações e sofrimentos. (Método usado pelos católicos e hindus).
No texto lido encontramos o apóstolo Paulo falando a respeito de uma santificação completa, não envolvendo o homem só no seu exterior, mais de uma forma abrangente. O texto fala de uma santificação promovida por Deus, iniciada em nosso espírito, descendo para nossa alma, e atingindo o nosso corpo.
A palavra ser santo significa: Separação; Dedicação; Purificação; Consagração.
Vejamos, então, como o homem é santificado:
1 – Pelo Sangue de Jesus Cristo.
O sangue proporciona primeiramente a santificação absoluta, quanto à posição perante Deus. É uma obra consumada que concede ao pecador penitente uma posição perfeita em relação a Deus. O sangue de Cristo: é Eterno, Absoluto e posicional. (Hebreus 13:12; 10:10,14; I João 1:7). Em virtude desse sacrifício, o cristão é eternamente separado para Deus; sua consciência é purificada, e ele próprio é transformado de pecador impuro em: Santo adorador, unido em comunhão com o Senhor Jesus Cristo. (Hebreus 2:11). É um processo contínuo de santificação, (I João 1:7). Se houver comunhão entre o Santo Deus e o homem, por certo é necessário haver uma provisão para remover a barreira do pecado, que impede essa comunhão. O nosso pecado causa separação entre nós e Deus. E enquanto não formos purificados pelo sangue de Jesus, não poderemos ouvir a voz de Deus.
2 – Pelo Espírito Santo.
O Espírito Santo proporciona a santificação interna, efetuando a transformação da natureza do cristão. (I Cor. 6:11; II Tess. 2:12; I Pedro 1:1-2). Nessas passagens bíblicas a santificação pelo Espírito Santo é apresentada como o início da obra de Deus nos corações dos homens, conduzindo-os ao inteiro conhecimento da justificação pela fé no sangue aspergido de Cristo. Tal qual o Espírito pairava sobre as águas (Gn. 1:2), seguindo o estabelecimento da ordem pelo Verbo de Deus, assim o espírito paira sobre a alma humana, fazendo-a abrir-se para receber a luz e vida de Deus. (II Cor. 4:6). O capítulo 10 do livro de Atos nos proporciona uma ilustração concreta da santificação pelo Espírito Santo daqueles que aceitam a Jesus.
3 - Pela Palavra de Deus.
A Palavra de Deus proporciona a santificação externa e prática, e diz a respeito do comportamento do cristão. (Jo.17:17; Ef. 5:26; Jo. 15:3; Sl. 119;9). Os cristãos são descritos como sendo gerados pela Palavra de Deus (I Pd. 1:23). A palavra de Deus desperta os homens para compreenderem a insensatez de suas vidas. Quando dão importância na Palavra de Deus arrependendo-se dos seus pecados e crendo em Cristo, são purificados pela Palavra. Esse é o início da purificação que deve continuar através da vida do cristão.
Conclusão:
Analisando todas essas passagens bíblicas e percebendo a importância que isso significa para o homem ser santificado mediante o conhecimento do projeto de Deus. Concluímos que Pelo sangue de Cristo, Pelo Espírito Santo e Pela Palavra de Deus o homem pode chegar ser santificado.
Ap. Milton Rocha Paes