Toda Conquista Envolve Sacrifícios
TODA CONQUISTA ENVOLVE SACRIFÍCIOS!
Josué e todo o povo de Israel se levantaram de madrugada, saíram do acampamento do vale das Acácias e foram até o rio Jordão. Antes de atravessarem o rio, eles acamparam ali. Três dias depois os líderes passaram pelo meio do acampamento, dizendo ao povo: Quando vocês virem os sacerdotes levitas carregando a arca da aliança do Senhor nosso Deus, arrumem as suas coisas e sigam a arca. Assim vocês ficarão sabendo para onde ir, pois nunca passaram por esse caminho. Porém não cheguem perto da arca; fiquem longe dela mais ou menos um quilômetro. Josué disse ao povo: Purifiquem-se porque amanhã o Senhor fará grandes coisas entre vocês. (Josué 3:1-5 NTLH)
Fazemos parte de uma geração que se levanta em fé, de uma geração que se prepara para a batalha, que se prontifica para ganhar territórios e para derrubar muralhas.
A geração de Josué foi umas das gerações que mais conquistou.
O próprio Josué recebeu um território como resultado das suas conquistas! Cap 19:49
Quem era Josué?
1 – Josué era um CONQUISTADOR
Conquistador: Dicionário Porto Editora,
1º Aquele que faz uma conquista pelas armas; subjugador.
2º Vencedor.
3º Aventureiro.
Conquistador = Conquista + Dor
Ele conquistou Jerico adorando a Deus. (Josué 6)
Mas antes de se tornar conquistador ele enfrentou o desânimo.
Josué 1:8-9: Então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido. Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo. Não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares.
Desânimo é um estado de abatimento da alma. O desânimo que não é resistido tende a agravar-se até ao ponto de a pessoa perder toda a motivação, a alegria e a perseverança. Um servo de Deus não pode ficar desanimado!
O primeiro capítulo do livro de Josué contém uma série de recomendações que o próprio Deus entregou a Josué quando ele assumiu a liderança do povo de Israel.
O Senhor prometeu vitórias e prosperidade. Porém, tudo estava condicionado à perseverança de Josué e ao seu bom ânimo.
Deus tratou de ministrar durante todo o ministério de Josué para que o desânimo não se instalasse em sua vida, porque o líder desanimado não conquista nada.
Em Josué 10, foi Josué quem ministrou ao coração do povo de Israel acerca do desânimo. Eis as palavras de Josué ao seu povo: Não tenham medo! Não desanimem! Sejam fortes e corajosos! (Josué 10:25).
O desânimo faz parte do caráter do derrotado. Um discípulo de Cristo tem a bênção do Deus Todo Poderoso para vencer e conquistar territórios. Vencer lutas, dificuldades, adversidades… Todos têm que enfrenta-las. Sem elas não há conquista nem vitória. Mas Deus garante que estará conosco por onde quer que andarmos. Aleluia!
O próprio Senhor Jesus ministrou este ensino aos seus discípulos, advertindo-os: Neste mundo vocês terão aflições. Contudo, tenham ânimo. Eu venci o mundo. (João 16:33).
2 – Josué era um Adorador.
Não importa a circunstância, nunca pare de adorar!
Sugiro o vídeo de uma cadeirante, portadora de esclerose múltipla, adorando a Deus na PIB, com esta canção: Quão grande é meu Deus!
Capitulo 32 de Deuteronômio vemos Josué junto com Moisés a erguer uma canção de adoração ao Senhor. (Dt. 32:44)
Adoração não é negócio, não é troca, adorar é reconhecer Deus por aquilo que Ele é.
A verdadeira adoração move a mão de Deus, porque Deus procura aqueles que O adoram em espírito e em verdade.
3 – Josué era um Discípulo.
Por vezes pensamos que como adoradores e conquistadores temos que ser o número 1 temos que ter a primazia em tudo sem prestar contas. Josué, o grande líder estava sempre ao lado de Moisés (Dt. 32:44)
Como discípulo ele foi: Obediente e Valente – (Êx. 17:8); Era jovem, mas,
Companheiro e Leal – (Êx. 24:13). Josué sempre estava ao lado do seu líder.
4 – Josué era um Homem de Estratégias.
Preparou-se para a guerra (Js. 1:10). Procurou saber contra quem era a sua guerra. Não ataca Raabe a prostituta, mas conquista a cidade. (Js. 2).
CONTRA QUEM É A TUA LUTA?
É preciso saber onde queremos ir... Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve!
Características de um conquistador:
1º Tem a palavra da promessa no coração (Js. 14:6);
2º Confiança (Js. 14:7);
3º É encorajador (Nm. 14:6-9);
4º É perseverante (Js. 14:8,9);
5º É determinado (Js. 14:10);
6º Tem um espírito de Vitória e Ousadia (Js. 14:11);
7º Tem uma fé inabalável no Senhor da Promessa (Js. 14:12);
8º Faz da conquista um memorial da sua aliança com Deus (Js. 14:13-15).
Conclusão:
Todo sacrifício é temporário, porém o resultado é permanente! Essa é uma das grandes verdades: Todo sacrifício é temporário, mas as vitórias são para sempre.
Por isso sempre vale a pena o sacrifício, a dedicação, o empenho, as poucas horas dormidas, quando você tem um sonho, tem um plano e uma meta, e trabalha para conquistá-lo.
Essa fase de sacrifício é importante, é fundamental. Continuo vendo muitas pessoas perderem as suas vidas porque querem somente viver de vitórias e não entendem que, além dos sacrifícios, as derrotas também fazem parte da vida dos campeões.
É preciso não parar, não desistir e não ter medo de uma boa luta para se chegar às tão sonhadas vitórias. Lógico que ninguém procura derrotas e ninguém gosta de sacrifícios.
Mas tudo isso é parte dos resultados das ações de quem está lutando para subir as montanhas da vida, de quem quer uma carreira profissional vigorosa e de sucesso, de quem quer conquistar seus sonhos.
Na hora das dificuldades, temos de ter a coragem de levantar a cabeça e continuar em frente. Na hora das derrotas, precisamos ter o bom senso e a determinação para buscar mudar os resultados.
Não tenha dúvidas: no caminho das vitórias, do sucesso verdadeiro e bem construído, vamos nos sacrificar. Mas logo depois os resultados positivos vão aparecer "e as tristezas daqueles momentos difíceis ficarão somente como uma lembrança da nossa capacidade de virar o jogo"
Pastor Rogério Serrano