Toda Conquista Envolve Sacrifícios | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Toda Conquista Envolve Sacrifícios

TODA CONQUISTA ENVOLVE SACRIFÍCIOS!

 

Josué e todo o povo de Israel se levantaram de madrugada, saíram do acampamento do vale das Acácias e foram até o rio Jordão. Antes de atravessarem o rio, eles acamparam ali. Três dias depois os líderes passaram pelo meio do acampamento, dizendo ao povo: Quando vocês virem os sacerdotes levitas carregando a arca da aliança do Senhor nosso Deus, arrumem as suas coisas e sigam a arca. Assim vocês ficarão sabendo para onde ir, pois nunca passaram por esse caminho. Porém não cheguem perto da arca; fiquem longe dela mais ou menos um quilômetro. Josué disse ao povo: Purifiquem-se porque amanhã o Senhor fará grandes coisas entre vocês. (Josué 3:1-5 NTLH)

Fazemos parte de uma geração que se levanta em fé, de uma geração que se prepara para a batalha, que se prontifica para ganhar territórios e para derrubar muralhas.

A geração de Josué foi umas das gerações que mais conquistou.

O próprio Josué recebeu um território como resultado das suas conquistas! Cap 19:49

Quem era Josué?

1 – Josué era um CONQUISTADOR

Conquistador: Dicionário Porto Editora,

1º Aquele que faz uma conquista pelas armas; subjugador.

2º Vencedor.

3º Aventureiro.

Conquistador = Conquista + Dor

Ele conquistou Jerico adorando a Deus. (Josué 6)

Mas antes de se tornar conquistador ele enfrentou o desânimo.

Josué 1:8-9: Então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido. Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo. Não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares.

Desânimo é um estado de abatimento da alma. O desânimo que não é resistido tende a agravar-se até ao ponto de a pessoa perder toda a motivação, a alegria e a perseverança. Um servo de Deus não pode ficar desanimado! 

O primeiro capítulo do livro de Josué contém uma série de recomendações que o próprio Deus entregou a Josué quando ele assumiu a liderança do povo de Israel. 

O Senhor prometeu vitórias e prosperidade. Porém, tudo estava condicionado à perseverança de Josué e ao seu bom ânimo.

Deus tratou de ministrar durante todo o ministério de Josué para que o desânimo não se instalasse em sua vida, porque o líder desanimado não conquista nada.

Em Josué 10, foi Josué quem ministrou ao coração do povo de Israel acerca do desânimo. Eis as palavras de Josué ao seu povo: Não tenham medo! Não desanimem! Sejam fortes e corajosos! (Josué 10:25).

O desânimo faz parte do caráter do derrotado. Um discípulo de Cristo tem a bênção do Deus Todo Poderoso para vencer e conquistar territórios. Vencer lutas, dificuldades, adversidades… Todos têm que enfrenta-las. Sem elas não há conquista nem vitória. Mas Deus garante que estará conosco por onde quer que andarmos. Aleluia!

O próprio Senhor Jesus ministrou este ensino aos seus discípulos, advertindo-os: Neste mundo vocês terão aflições. Contudo, tenham ânimo. Eu venci o mundo. (João 16:33).

2 – Josué era um Adorador.

Não importa a circunstância, nunca pare de adorar!

Sugiro o vídeo de uma cadeirante, portadora de esclerose múltipla, adorando a Deus na PIB, com esta canção: Quão grande é meu Deus!

Capitulo 32 de Deuteronômio vemos Josué junto com Moisés a erguer uma canção de adoração ao Senhor. (Dt. 32:44)

Adoração não é negócio, não é troca, adorar é reconhecer Deus por aquilo que Ele é. 

A verdadeira adoração move a mão de Deus, porque Deus procura aqueles que O adoram em espírito e em verdade.

3 – Josué era um Discípulo.

Por vezes pensamos que como adoradores e conquistadores temos que ser o número 1 temos que ter a primazia em tudo sem prestar contas. Josué, o grande líder estava sempre ao lado de Moisés (Dt. 32:44)

Como discípulo ele foi: Obediente e Valente – (Êx. 17:8); Era jovem, mas,
Companheiro e Leal – (Êx. 24:13). Josué sempre estava ao lado do seu líder.

4 – Josué era um Homem de Estratégias.

Preparou-se para a guerra (Js. 1:10). Procurou saber contra quem era a sua guerra. Não ataca Raabe a prostituta, mas conquista a cidade. (Js. 2).

 

CONTRA QUEM É A TUA LUTA?

É preciso saber onde queremos ir... Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve!

Características de um conquistador:

1º Tem a palavra da promessa no coração (Js. 14:6);

2º Confiança (Js. 14:7);

3º É encorajador (Nm. 14:6-9);

4º É perseverante (Js. 14:8,9);

5º É determinado (Js. 14:10);

6º Tem um espírito de Vitória e Ousadia (Js. 14:11);

7º Tem uma fé inabalável no Senhor da Promessa (Js. 14:12);

8º Faz da conquista um memorial da sua aliança com Deus (Js. 14:13-15).

Conclusão: 

Todo sacrifício é temporário, porém o resultado é permanente! Essa é uma das grandes verdades: Todo sacrifício é temporário, mas as vitórias são para sempre. 

Por isso sempre vale a pena o sacrifício, a dedicação, o empenho, as poucas horas dormidas, quando você tem um sonho, tem um plano e uma meta, e trabalha para conquistá-lo. 

Essa fase de sacrifício é importante, é fundamental. Continuo vendo muitas pessoas perderem as suas vidas porque querem somente viver de vitórias e não entendem que, além dos sacrifícios, as derrotas também fazem parte da vida dos campeões. 

É preciso não parar, não desistir e não ter medo de uma boa luta para se chegar às tão sonhadas vitórias. Lógico que ninguém procura derrotas e ninguém gosta de sacrifícios. 

Mas tudo isso é parte dos resultados das ações de quem está lutando para subir as montanhas da vida, de quem quer uma carreira profissional vigorosa e de sucesso, de quem quer conquistar seus sonhos.


Na hora das dificuldades, temos de ter a coragem de levantar a cabeça e continuar em frente. Na hora das derrotas, precisamos ter o bom senso e a determinação para buscar mudar os resultados.


Não tenha dúvidas: no caminho das vitórias, do sucesso verdadeiro e bem construído, vamos nos sacrificar. Mas logo depois os resultados positivos vão aparecer "e as tristezas daqueles momentos difíceis ficarão somente como uma lembrança da nossa capacidade de virar o jogo"



Pastor Rogério Serrano