Confissões
Texto = Provérbios 28:13.
O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas os que as confessa e deixa, alcançara misericórdia.
Introdução:
O pecado geralmente tem gerado na vida do homem um transtorno muito grande, pelo pecado o homem perde a comunhão com Deus, perde-se a salvação. Pôr isso a palavra pecado além de significar transgressão contra Deus, também significa errar o alvo. (Isaias 59:2). Salomão, ao escrever este provérbio dá-nos uma lição muito sábia a respeito do que acontece ao homem que encobre os seus pecados. Salomão diz que este homem nunca prosperará. A palavra próspero significa neste texto: felicidade. O homem que esconde o seu pecado não é feliz. O pecado traz sofrimento aos familiares, aos amigos, ao pecador mesmo, além, disso a perca da comunhão com o seu Salvador, o pecador sem Jesus é o mais infeliz das criaturas.
Vejamos algumas confissões que resultaram em grandes bênçãos:
1 – Abraão confessou: Eu sou pó e cinza.
Gênesis 18:27. E respondeu Abraão dizendo. Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza. Abrão foi atendido pôr Deus. Deus fez de Abraão uma grande e poderosa nação. Em Abraão nasceu Jesus Cristo, e todas as famílias da terra foram abençoadas.
2 – Davi confessou: Em pecado fui gerado.
Salmo 32:5. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu confessarei ao Senhor as minhas transgressões, e tu perdoastes a maldade do meu coração. Enquanto Davi estava calado, seus ossos iam secando-se. Ele Confessou e foi perdoado. Deus fez de Davi, o maior rei que Israel já teve e foi chamado o homem segundo o coração de Deus.
3 – Jó confessou: Abomino-me.
Jó 42:6. Pôr isso me abomino e me arrependo no pó e cinza. Jó achava que o seu sofrimento viera de Deus. Jó tentou justificar-se a si próprio. Mas quando reconheceu que Deus esta no domínio de tudo, arrependeu-se. Deus resgatou tudo o que Jó havia perdido, e como bênção duplicou o que ele tinha.
4 – Isaias confessou: Sou homem de lábios impuros.
Isaias 6:5. Então disse eu: Ai de mim que vou perecendo, porque sou homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios. Isaias confessou e foi perdoado. Isaias 6:7. E com a brasa tocou a minha boca e disse. Eis que isto tocou os teus lábios, e a tua iniquidade foi tirada e purificado o teu pecado. Isaias foi separado como profeta de Deus. Foi o profeta messiânico que mais visões, revelações, e profecias recebeu a respeito de Jesus.
5 – Pedro confessou: Sou pecador.
Lucas 5:8. E vendo isto Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus dizendo: Senhor ausenta-te de mim que sou homem pecador. Pedro foi perdoado. Jesus o fez um grande pescador de homens, um apóstolo cheio do Espírito Santo. Foi usado poderosamente para pregar no dia pentecostes onde quase 3.000 pessoas se converteram – (At. 2:38-41). Foi enviado por Deus para ministrar aos gentios na casa do Centurião Cornélio – (Atos capítulo 10).
6 – O Publicano confessou: Deus se propício a mim pecador.
Lucas 18:13. O publicano estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos aos céus, mas batia no peito dizendo, Ó Deus tenha misericórdia de mim pecador. O publicano foi perdoado porque reconheceu que era pecador e precisava da misericórdia de Deus, e foi para casa alegre. Lucas 18:14. E disse Jesus. Digo-vos que este desceu para casa justificado.
7 – O filho pródigo confessou: Não sou digno de ser chamado seu filho.
Lucas 15:21. E o filho disse: Pai pequei contra o céu e contra ti, e não sou digno de ser chamado seu filho. Ele confessou e alcançou o perdão. Lucas 15:22. Mas o pai disse aos seus servos, trazei-me depressa o melhor vestido, aliança, sandália e o novilho cevado para a festa. Foi recebido devidamente como filho.
Conclusão:
Quando o homem confessa o seu pecado. Deus derrama sobre a vida dele, o sangue de Jesus Cristo que purifica de todo o pecado. Deus joga o seu pecado no mar do esquecimento para sempre. E Deus faz da pessoa uma nova criatura. Por isso mesmo é importante confessarmos os nossos pecados ao Senhor. Hoje você pode confessar e ser perdoado.