Servir ao Senhor | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Servir ao Senhor

Texto = Salmos 100:1-5.

Introdução:

Encontramos no Salmo 100 uma recomendação em como devemos servir ao Senhor. Mas, para servirmos bem precisamos saber o que significa a palavra: “Servo”. A palavra, “servo” quer dizer: (1) Diz-se de quem pertence a um senhor, aquele que não tem liberdade própria ou que não pertence a si mesmo; (2) Que não tem a livre disposição da sua vontade, dos seus pensamentos, dos seus atos; (3) Que presta serviços de criado; doméstico, serviçal, servidor. Após tomar conhecimento dessas definições, perguntamos: Você se considera um servo ou uma serva? Vejamos, então, como servir ao Senhor:

1 – Com Liberdade.

Essa liberdade quer dizer: poder de fazer; deixar de fazer; escolher. Para que isso se torne uma realidade em nossa vida devemos conhecer a verdade, para ter liberdade. (João 8:32). Como filhos de Deus, povo Deus, temos a liberdade de escolha. (Josué 24:15). Hoje nós temos o Espírito de Deus, e onde há o Espírito de Deus existe liberdade conforme II Coríntios 3:17. Por isso não servimos ao Senhor forçadamente, mas com toda a liberdade. (Zacarias 4:6b).

2 – Com Responsabilidade.

Quando se fala em responsabilidade, fala-se da obrigação de responder pelos próprios atos. A responsabilidade para com reino de Deus é pessoal. (I Coríntios 6:12). Jesus ensinou que os talentos foram distribuídos conforme a capacidade de cada um. (Mateus 25:15). A palavra capacidade neste contexto quer dizer: responsabilidade. Devemos ser fiéis em tudo o que nos foi confiado e em todo o tempo. (Apocalipse 2:10). E não devemos nos esquecer de que quem é responsável no pouco Deus colocará no muito. (Mateus 25:21).

3 – Com Alegria.

Ao falar de alegria no Salmo 100 a Bíblia esta falando de contentamento e de júbilo. E servir ao Senhor com alegria é a recomendação bíblica conforme o verso dois. O desejo de Deus é que sejamos pessoas alegres, pois o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. (Salmos 30:5). O nosso Grande Mestre e Salvador Jesus Cristo disse que a nossa tristeza se converteria em alegria. (João 16:20). E o mais importante é que essa alegria ninguém poderá nos tirar. (João 16:22). A Bíblia chega a afirmar que a alegria do Senhor é nossa força. (Neemias 8:10).

Conclusão:

Portanto, se tivermos liberdade para servir ao Senhor, se tivermos responsabilidade para com a obra de Deus, a alegria do céu encherá os nossos corações. E lembre-se: Cristo pode nos dar a verdadeira alegria...