A Alegria | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

A Alegria

Texto = Filpenses 4:4.

Alegrai-vos sempre no Senhor. Outra vez digo, alegrai-vos.

Introdução:

Temos motivos mais do que suficiente para nos alegrarmos, podemos escolher entre uma alegria passageira e uma alegria duradoura. No texto bíblico o apóstolo Paulo orienta a igreja que estava na cidade de Filipos, a se alegrarem no Senhor, porque Jesus esta perto. E nós também devemos fazer conhecida toda a nossa necessidade diante de Deus. Vamos aprender algumas lições sobre a alegria:

1 – Ordenada: “Alegrai-vos”.

O jubilo de nossa alma chegou quando veio à alegria do Senhor, trazendo paz e nos inspirando a ações corajosas. A alegria é tão influente que quando estamos alegres atraímos pessoas para Jesus. A alegria é tão contagiante que envolve as pessoas que estão perto de nós. A alegria é uma ordem bíblica, pois ela agrada a Deus, é proveitosa para nós e boa para os outros.

2 – Especificada: “No Senhor”.

Mostra que o cristão deve sempre viver no Senhor e para o Senhor. Devemos nos alegrar em Deus e em todas as suas obras. Pois todas as obras de Deus foram feitas para o nosso bem. Pois o homem somente foi feito após Deus ter terminado as suas obras. A Bíblia diz que: Viu Deus as obras das suas mãos e eis que tudo era bom. A nossa alegria não deve ser em coisas temporais, pessoas, política, ou bens materiais. Não podemos firmar a nossa alegria em nosso “ego”, mas sim no Senhor. (Fil 3:3).

3 – Permanente: “sempre”.

Quando a tristeza quiser invadir o nosso coração, devemos nos lembrar da recomendação bíblica: “alegrai-vos em Deus”. Quando tudo ao nosso redor não for favorável e quiser nos contaminar, então, devemos santificar tudo com alegria em Deus. Se por alguma razão não conseguimos nos alegrar antes, devemos começar agora. Se antes éramos uma pessoa alegre, então continue se alegrando no Senhor. Sempre procure envolver as pessoas que estão com você, leve-os a alegrar-se no Senhor contigo. Quando estiver sozinho, não deixe de desfrutar o máximo desta alegria.

4 – Reordenada: “Outra vez digo, alegrai-vos”.

O Apóstolo Paulo era um homem alegre e feliz apesar das lutas e desafios que enfrentava. Nesta carta aos Filipenses o apóstolo demonstra ser alegre em tudo:

– Começa a oração com alegria. (Fil.1:4);

– Se alegra porque Cristo é anunciado. (Fil.1:18);

– Deseja viver para a alegria da igreja. (Fil.1:25);

– Para ver os discípulos pensando igualmente com sua alegria. (Fil.2:2);

– Sua alegria era que não correria em vão. (Fil.2:16);

– A sua despedida a eles foi: Alegrai-vos no Senhor. (Fil.3:1);

– Fala daqueles que se gloriam em Cristo. (Fil.3:3);

– Chama seus filhos na fé de sua alegria e coroa. (Fil.4:1);

– Expressa sua alegria na bondade deles. (Fil.4:4,10,18).

Conclusão:

Nos dias de trabalho, devemos nos alegrar no Senhor, que nos da força para trabalhar. Nos dias de festas, devemos nos alegrar no Senhor, porque Ele abençoa a nossa casa com o melhor da terra. Nos dias de prosperidade, não devemos nos esquecer de alegrar-se no Senhor.

Que Deus nos abençoe,

Ap. Milton Paes