A Ansiedade | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

A Ansiedade

Texto = I Pedro 5:6-9.

Introdução:

A ansiedade tem sido o mal do mundo, nunca se viu tantas pessoas ansiosas como hoje.

A insegurança tem prendido multidões levando ao desespero.

Nunca houve tanto desequilíbrio emocional, nunca houve tanta infelicidade como nos dias atuais.

A insegurança e a ansiedade têm aprisionado multidões nas drogas, na inversão de valores.

A falta de resposta para tanto sofrimento tem levado muitos ao suicídio. Porém, isto não é normal.

No texto bíblico encontramos o apóstolo Pedro orientando a Igreja a respeito de se colocarem totalmente nas mãos de Deus e depender d’Ele para todas as coisas.

Pedro fala também que a ansiedade pode estar presente mesmo no meio do povo de Deus, na vida da Igreja, e ele nos orienta como sair da ansiedade e ser vitorioso sobre este mal que tanto oprime os homens.

Perguntamos, então: O que leva o povo a viver ansioso?

 

1 – O não Entendimento do Verdadeiro Cristianismo. 

Hoje se prega muito às pessoas que vem a Igreja, que se elas aceitarem a Cristo, todos os seus problemas serão resolvidos, que ele não terá mais lutas e provações, não haverá mais necessidades e sua vida será um céu na terra.

Isto é um mal tão grande, e esta gerando dentro da Igreja uma geração de ansiosos, quando a luta vem, muitos fica se cobrando achando ser uma falha ou algum pecado que foi cometido sem perceber.

Jesus em seu ministério terreno, enquanto esteve em nosso meio, e vivendo em um corpo como o nosso, também teve os mesmos sentimentos que temos: Alegrou-se, sentiu fome, sede, dormiu, teve medo, teve angustia, chorou, etc.

Jesus disse: Neste mundo tereis aflições, mas não temas, assim como venci, vocês vencerão também, porque estarei convosco todos os dias de vossas vidas até a consumação dos séculos.

Mas, por que as pessoas ainda vivem ansiosas?

 

2 – Por não Entender a Palavra de Deus. 

Em II Coríntios 4:17 diz: Porque a vossa leve e momentânea tribulação, produz para vós um peso eterno de glória mui excelente. (leve e momentânea tribulação, algo passageiro que gera bênção).

Em I Pedro 4:12-13 está escrito: Amados não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação de sua glória vos regozijai e alegrais.

Em Tiago 5:11 diz: Eis que temos por bem aventurados os que sofrem, ouvistes falar de Jó, e viste o fim que o Senhor lhe deu. (muitas provações nos leva a participar da revelação maior da glória de Deus).

E o que devemos fazer para não mais viver ansioso?

 

3 – Entregar a Deus Toda a Nossa Ansiedade. 

Isaias 43:2 diz: Quando passares pelas águas estarei contigo, e pelos rios eles não te submergirão, quando passares pelo fogo não te queimaras, e nem chama arderá em ti.

E, Filipenses 4:6 diz: Não estejais inquietos por coisa alguma, antes as vossas petições sejam conhecidas diante de deus pela oração e súplicas, com ação de graças. (fale a Deus de suas ansiedades e aflições em oração).

 

Conclusão:

Ao finalizar esta mensagem querermos citar duas referências bíblicas:

Salmos 42:5. Por que estas abatidas ó minha alma, por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois eu ainda o louvarei na salvação da sua presença.

Filipenses 4:7. E a paz de Deus que excede todo o vosso entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

Portanto, não se esqueça da recomendação bíblica:

Colocar sobre Deus toda a vossa ansiedade porque Ele tem cuidado de vós. (I Pedro 5:7).

 

Que Deus nos abençoe,

 

Ap. Milton Rocha Paes