A Cidade do Grande Rei - 2
2 – APÓS SALOMÃO.
Depois de Salomão, Jerusalém passou por muitas dificuldades. O reino foi dividido. Jerusalém permaneceu a capital do reino do Sul, Judá, que também incluía a tribo de Benjamim. As outras dez tribos constituíram o reino do Norte, Israel, ou Efraim. No ano 722 a.C., a Assíria conquistou o reino no Norte.
Mas Jerusalém permaneceu nas mãos dos judeus até o ano 586 a.C., quando a rejeição a Deus e à Sua Lei pelos israelitas trouxe juízo sobre eles, como Moisés havia profetizado: Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do Senhor, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que, hoje, te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão. O Senhor te levará e o teu rei que tiveres constituído sobre ti a uma gente que não conheceste, nem tu, nem teus pais. O Senhor vos espalhará entre todos os povos, de uma à outra extremidade da terra. Pela manhã dirás: Ah! Quem me dera ver a noite! E, à noitinha, dirás: Ah! Quem me dera ver a manhã! Isso pelo pavor que sentirás no coração e pelo espetáculo que terás diante dos olhos (Dt.28:15,36,64,67).
Os babilônios conquistaram o reino do Sul e queimaram a Cidade Santa. O Templo de Salomão foi arrasado e os israelitas foram levados para o cativeiro em Babilônia, como Deus havia prometido através do profeta Jeremias (Jr.25:11-12).
No ano 538 a.C., o rei Ciro, o Grande, da Pérsia, permitiu que o povo judeu retornasse para casa, como Isaias havia profetizado. Deus havia dito que Ciro realizaria toda a Sua vontade e mais: Que digo também de Jerusalém: Será edificada; e do Templo: Será fundado (Is.44:28).
Com o tempo, Jerusalém e o Templo foram reconstruídos e dedicados no ano 515 a.C. Embora o povo judeu tivesse perdido a soberania em Jerusalém, ela permanecia sua Cidade Santa. Os sacrifícios continuaram até que Jerusalém foi atacada no ano 167 a.C. pelo rei selêucida Antíoco IV, chamado Epifâneo.
Depois de uma rebelião do tipo de guerrilha, liderada pelos Macabeus, o povo judeu livrou-se de seus opressores e rededicou o Templo em 164 a.C.
Jerusalém foi a capital do Império Hasmoneu (Macabeu) até que foi invadida por Roma, no ano 63 a.C. Os romanos apontaram Herodes, o Grande, como rei de Jerusalém. Ele governou desde 37 a.C. até sua morte, no ano 4 a.C. Herodes começou a renovar o Segundo Templo, um projeto que levou 46 anos. Este foi o Templo que Jesus visitou quando criança e onde ensinou durante Seu ministério. O Templo de Herodes, juntamente com a cidade de Jerusalém, foi destruído no ano 70 d.C., como Jesus havia predito em Seu Sermão no Monte das Oliveiras, em Mateus 24.
Continua...
Artigo escrito por: Thomas C. Simcox
Transcrito por: Milton Rocha Paes