A Cruz de Cristo | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

A Cruz de Cristo

A CRUZ DE CRISTO

 

Texto = Gálatas 6:14.

Introdução:

A cruz era um instrumento de suplicio usado pelos assírios, persas, fenícios, gregos, egípcios e romanos. Eram geralmente formadas de madeira atravessando uma sobre a outra, e ao qual prendiam ou pregavam os criminosos. A forma mais cruel de se castigar alguém era condená-lo a morte. Paulo aos Gálatas escreve que não convém ao homem gloriar-se em nada, a não ser na cruz de Cristo. Paulo tinha motivos mais do que suficiente para se orgulhar, gloriar-se, mais reconhecia que tudo que tinha era considerado como esterco diante da cruz de Cristo. Vamos extrair algumas lições sobre a cruz de Cristo:

1 – A Cruz Revelou a nossa Condição de Pecador.

A cruz nos leva a pensar em nossa condição de pecador. Uma pessoa para ser condenada a cruz tinha que ser realmente pecadora. O Evangelho de Lucas 23:33, diz que Jesus foi crucificado juntamente com os malfeitores. Foi através da morte de cruz, que Cristo perdoou nossos pecados. E os nossos pecados levou sobre si, e carregou as nossas enfermidades. (Isaias 53:4-5). O Apóstolo Paulo reconheceu a sua condição de pecador e sabia que sem a cruz de Cristo, não havia esperança para ele. Por isso disse: Glorio-me na cruz de Cristo.

2 – A Cruz Revelou a Misericórdia e a Graça de Deus.

Foi pela misericórdia de Deus, que seu Filho Jesus foi crucificado em nosso lugar. Jesus foi crucificado em nosso lugar, sendo nós os pecadores. (Romanos 5:8). Não podemos pedir justiça, mas sim misericórdia. Se pedirmos justiça, seremos condenados, pois foi a sua misericórdia para conosco que levou seu Filho a morrer pôr nós em uma cruz. Temos que nos gloriar na cruz de Cristo, pois foi nele que obtivemos misericórdia, amor e graça.

3 – A Cruz Revelou o Preço que Jesus Pagou pela nossa Salvação. 

Através da cruz Jesus se constituiu o novo caminho para levar o homem de volta a casa paterna. O Apóstolo Paulo se gloriava na cruz de Cristo porque foi na cruz que o véu do Templo, o véu da separação foi tirado. Sem a cruz de Cristo, não há como o pecador ser salvo. Sem a cruz de Cristo, não há como o pecador gozar de perdão. Sem a cruz de Cristo não há como viver a eternidade com Deus. Era por esse motivo que o Apóstolo Paulo gloriava-se na cruz.

Conclusão:

A cruz trouxe perdão, comunhão, misericórdia e graça. E por isso nós nos gloriaremos na cruz Cristo. Através desta nobre atitude de Jesus a nossa salvação esta garantida

 

Ap. Milton Rocha Paes