A Cruz - parte 7 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

A Cruz - parte 7

7º - A rocha no deserto.

“Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água para que o povo possa beber. Assim, pois fez Moisés à vista dos anciãos de Israel”. (Êx. 17:6).

O povo de Israel, em sua caminhada pelo deserto acampou em Refidim, onde “não havia ali água para o povo beber”. (Êx. 17:1). Após a contenda do povo com Moisés, Deus ordena-o que passe adiante do povo com sua vara, diante dos anciãos até que em Horebe ferisse a rocha. Feito assim pode saciar todo o povo, com a miraculosa água que minou da rocha. Nos Salmos isto é poeticamente relatado: “Da penha fez sair fontes, e fez correr águas como rios”. (Sl. 78:16). Até mesmo na história de Sansão vemos Deus providenciar uma fonte para aplacar sua sede (Jz. 15:19).

Paulo explica que: “beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo”. (I Co. 10:4). Cristo é a rocha ferida por Moisés, e esta rocha os seguia e saciava.

O monte Horebe é chamado “o monte de Deus” (Êx. 3:1). Ali ardeu a sarça sem consumir-se, quando da aparição “do anjo do Senhor em uma chama de fogo” (Êx. 3:2).  Ali Deus falou com Moisés, identificando-se como Yaweh, o EU SOU. Ali Deus fez uma aliança com o povo, através de Moisés (Dt. 5:2), e tantas outras coisas sucedeu.

A mais impactante foi a já relatada em Êxodo 17:6, quando Moisés feriu com sua vara a rocha, que miraculosamente minou água para saciar o povo. São figura e tipo da crucificação. Jesus é a Rocha, de tropeço, como afirma Paulo (Rm. 9:33) e Pedro (I Pd. 2:8) e pedra angular, como o disse o próprio Senhor (Mt. 21:42). Pedro afirma que Jesus é “pedra viva” (I Pd. 2:4).

Sendo Jesus a pedra ou rocha que estava em Horebe, foi ferido com uma vara de madeira, a mando do próprio Deus, e pode com isso saciar o povo. Este ato, o ferir a rocha com a vara, representa a crucificação. A rocha foi ferida por Moisés “à vista dos anciãos de Israel”. (Êx. 17:6b). Jesus foi ferido diante dos “principais sacerdotes, com os escribas e anciãos”. (Mt. 27:41).

Jesus foi ferido no madeiro, por desejo e providência do próprio Deus, e pode saciar-nos, pois foi profetizado a Seu respeito: “haverá uma fonte aberta para remover o pecado e a impureza”. (Zc. 13:1). Também aconteceu o que profetizou Isaías: “com alegria tirareis águas das fontes da salvação”. (Is. 12:3).

Cristo prometeu: “mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna”. (Jo. 4:1).

As escrituras terminam com as mesmas promessas: “O Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida” (Ap. 7:17) e “A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida” (Ap. 21:6).


Continua...