A Cruz - parte 8 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

A Cruz - parte 8

8º - A incineração fora do arraial.

“mas a carne do novilho queimarás fora do arraial; é sacrifício pelo pecado”. (Êx.29:14). Enfim, o novilho todo, levá-lo-á para fora do arraial a um lugar limpo, em que se lança a cinza, e o queimará sobre a lenha; onde se lança a cinza, aí se queimará”. (Lv.4:12; 6:11). “Mas o novilho da oferta pelo pecado e o bode da oferta pelo pecado, cujo sangue foi trazido para fazer expiação no lugar santo, serão levados para fora do arraial; e lhes queimarão no fogo”. (Lv.16:27).

As vítimas sacrificadas tinham seus corpos totalmente queimados fora do arraial, após o derramamento do sangue expiatório, que era levado para o interior do tabernáculo ou templo. Eram queimados sobre a lenha, que em Levítico 4:12 é um termo hebraico usado no plural, significando “pedaços de madeira”.

Isto é a representação profética perfeita da expiação de Cristo Jesus, consumido pelo ardor das chamas da crucificação sobre a lenha, ou “pedaços de madeira”, que compunham a cruz. E isto fora do arraial, pois o crucificado era considerado supremamente indigno de morrer dentro das portas da Santa Cidade, sob o perigo de contaminá-la.

Isto é explicado de maneira sublime pelo escritor de Hebreus: “Porque os corpos dos animais, cujo sangue é trazido para dentro do santo lugar pelo sumo sacerdote como oferta pelo pecado, são queimados fora do arraial. Por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta. Saiamos, pois a ele fora do arraial, levando o seu opróbrio”. (Hb. 13:11-13).


Continua...