A Espera de um Milagre | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

A Espera de um Milagre

Texto = João 5:1-9. 

Introdução:

Quando se esta esperando, um minuto parece muito tempo. Mas, existe um ditado que diz: “Quem espera sempre alcança”.

O Salmista disse: Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”. (Sl.40:1). São várias as histórias de pessoas que a Bíblia relata que esperavam por milagres. Esse homem estava à espera de um milagre, pois há 38 anos estava enfermo. E naquele dia, marcado por Deus, ele foi surpreendido por Jesus. Quando Deus decide fazer milagre, ninguém pode impedir o seu agir. Está escrito em Isaias 43:13 que “Agindo o Senhor, quem impedirá”.

Vamos observar o texto bíblico de João 5:1-9.

Era uma ocasião de festa em Jerusalém. Jesus gostava de festas.

– O versículo 1 diz: Havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.

– O versículo 2 diz: Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.

Betesda: Casa de misericórdia.

Alpendre: Um pórtico ou cobertura apoiada em grandes colunas e construída no pátio do Templo. Jesus e os apóstolos estiveram ali várias vezes.

– O versículo 3 diz: Nestes (alpendres) se encontrava grande multidão de enfermoscegosmancos e ressicadosesperando o movimento da água. E muitas pessoas ali estavam a espera de milagres.

– O versículo 4 diz: Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.

– O versículo 5 diz: E estava ali um homem que, há trinta e oito anos, se achava enfermo.

Isso prova que esse homem tinha uma virtude, era “perseverante”. E Deus ama as pessoas que são perseverantes. Pois, a Bíblia diz; “Aquele que perseverar até o fim será salvo. (Mt.24:13).

– O versículo 6 diz: E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?

Jesus não estava apenas querendo oferecer uma ajuda, uma mãozinha. Jesus estava oferecendo um milagre!

– O versículo 7 diz: O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

Aquele homem não estava entendendo a mensagem de Jesus. Pois, Jesus não estava falando que o ajudaria a entrar no tanque. Jesus estava falando que queria curá-lo!

Quantas pessoas hoje em nossos dias que não estão entendendo a mensagem de Jesus. Hoje é um tempo de milagres! A Bíblia diz que “estes sinais seguirão aqueles que creem.

– O versículo 8 diz: Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma a tua cama, e anda.

Jesus emitiu uma ordem de comando, e a doença desapareceu imediatamente e aquele homem ficou completamente curado.

– O versículo 9 diz: Logo aquele homem ficou são; e tomou a sua cama, e andava. E aquele dia era sábado.

Olha que testemunho maravilhoso! Um testemunho incontestável! Muita gente conhecia aquele homem, pois fazia 38 anos que ele estava “a espera de um milagre”.  E naquele dia que Deus já havia determinado, o seu milagre chegou! Hoje, também, pode ser o dia do seu milagre!

Conclusão:

Você crê que o seu milagre vai chegar? Pela fé você pode dizer: “hoje o meu milagre vai chegar”. A Bíblia ensina que devemos “andar por fé, e não por vista”. Andar por aquilo que cremos, e não por aquilo que vemos. Jesus disse a Tomé: “Bem-aventurado aqueles que não viram e creram.  E para Marta Jesus disse: “Se você creres verá a glória de Deus”. E tomando posse das palavras de Jesus, podemos afirmar que: “Se você crer, também, verá o poder de Deus”.

 

Milton Rocha Paes