A Estratégia de Gideão | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

A Estratégia de Gideão

A ESTRATÉGIA DE GIDEÃO

  

Texto = Juízes 6:11.

“E Gideão, filho de Joás, estava malhando trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas”.

Introdução:

No mundo antigo, o lagar era uma grande bacia, onde os homens pisavam uvas. Os lagares ficavam em locais escondidos, escuros e de acesso restrito.

Já o trigo era malhado na eira, (local de terra batida ou cimentado, em geral a céu aberto para que o vento soprasse as impurezas do cereal).

Gideão ao malhar trigo no lagar, se escondia dos midianitas, preservava o alimento para não ser roubado garantindo sua sobrevivência e de toda família.


1 – Quem eram os Midianitas?

Eram descendentes direto de Abraão. A Bíblia diz que após a morte de sara, o patriarca Abraão se casou novamente com outra mulher chamada Quetura. E com ela teve filhos: Zinrã, e Jocsã, e Medã, e Midiã, e Isbaque e Suá. (Gênesis 25:1-2).

2 – Por que Invadiam e Roubavam Israel?

Principalmente por causa da desobediência e idolatria de Israel. Deus havia enviado um profeta para alertar e libertar Israel. Eles, porém, não ouviram. “E disse eu sou o Senhor, vosso Deus; não temais os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; contudo, não deste ouvidos a minha voz” Jz. 6:10.


3 – O Trigo No Lagar – A Estratégia de Gideão.

Malhar trigo no lagar exige um esforço sobrenatural. Retirar as minuciosas impurezas manualmente sem ajuda do vento, da claridade deveria levar muitas horas. Ao malhar trigo no lagar, Gideão demonstra disposição e coragem. Não se sabe se outras pessoas em Israel faziam isso, mas na casa de Gideão não faltava alimento.

Conclusão:

A vontade de Deus para nossas vidas é de que sejamos felizes e tenhamos paz pela confiança em Seu nome. (II Crônicas 7:14). Deus nos ama, em todo o tempo. Ele nos ama e está disposto a transformar nosso coração e nossa vida. A mudança começa em nós expulsando a omissão o medo e a covardia. E as barreiras não vem de Deus, mas do próprio homem. Um coração quebrantado nas mãos de Deus é um instrumento de Sua vontade, é a Sua voz. Gideão tinha muitos defeitos, a grande diferença, era que tinha fé em um Deus Único e Real e guardava as promessas como guardava aquele trigo no lagar.

 

Ap. Milton Rocha Paes