A Fortaleza | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

A Fortaleza

A FORTALEZA

 

Texto = Zacarias 9:11-13.

Introdução:

O que significa para você a palavra fortaleza? A palavra fortaleza significa: Proteção. Quando uma pessoa se encontra numa fortaleza, significa que esta pessoa esta segura, esta protegida, esta amparada. Isso em todas as áreas da sua vida. Por exemplo: contra a chuva, contra a tempestade, contra o inimigo, etc. Neste texto o Profeta Zacarias nos mostra a importância de estar na fortaleza. E quando a pessoa chega à fortaleza:

1 – Encontra Refúgio.

A Bíblia nos mostra que Deus dava tanta importância que mandou Moisés construir as cidades de refúgio, conforme Números 35:15. Serão de refúgio estas seis cidades para os filhos de Israel, e para o estrangeiro, e para o que se hospedar no meio deles... . No refúgio a pessoa está em segurança e vence o cansaço. Para nós Cristo é o nosso refúgio máximo, conforme Mateus 11:28-29. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Davi era conhecedor do valor de uma fortaleza, conforme descreve II Samuel 22:31-33.

2 – Vence o Medo.

O homem sem Deus é inseguro, é incompleto. Adão depois de pecar sentiu medo e insegurança, Gênesis 3:10. E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. O homem com Deus é seguro. Daniel na cova dos leões sentiu-se seguro, Daniel 6:22. O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum. Jesus disse aos seus discípulos para ficarem em Jerusalém, Lucas 24:49.

3 – Renova a Esperança.

A falta de esperança no homem gera incerteza, supertições, heresias e até o suicídio. Temos a esperança de redenção final, Romanos 8:24-25. Porque em esperança somos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. A nossa esperança é através de Cristo, Colossences 1:27. Aos quais, Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória. Somos convidados a esperar em Deus, Salmos 27:14. Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois no Senhor.

Conclusão:

Meus queridos, quando estamos em Cristo certamente estamos seguros e protegidos, pois a Bíblia diz que: Deus é o nosso refúgio e Fortaleza, socorro bem presente na angústia. (Salmos 46:1).

 

Ap. Milton Rocha Paes.