A Fragilidade dos Projetos Humanos
Texto = Tiago 4:13-17.
Introdução:
O homem tem um senso natural de segurança própria, e a maioria das vezes não consegue colocar Deus em seus projetos, sonhos e objetivos. Tiago fala neste texto a respeito da “fragilidade dos projetos humanos”. O homem não sabe o que será do seu amanhã, e ainda assim traça projetos de ir, negociar, vender, comprar, ganhar, sem colocar Deus em sua vida. Tiago fala que “a vida é como um vapor”, e que a “arrogância do homem é maligna”. Vejamos alguns exemplos:
1 – A Família Abravanel.
Depois de passar uma semana em poder de sequestradores, a filha de Silvio Santos voltou para casa sã e salva mediante o pagamento de um grande resgate em dinheiro. Isso aconteceu no dia 28 de agosto de 2001, uma terça-feira. No dia seguinte os jornais deram à boa noticia: “a tranquilidade volta à família de Silvio Santos”. Dois dias depois o sequestrador após ter matado dois policiais e ferido outro, voltou à casa de Silvio Santos e o manteve sob a mira de um revolver pôr sete horas. A família do poderoso apresentador e dono do SBT não sabia como seria o dia seguinte. Exatamente como a passagem bíblica que diz: “Vocês não sabem como será sua vida amanhã”.
2 – Os Estados Unidos.
No dia 14 de julho de 2001, cientistas americanos enviaram para o espaço de uma base militar no pacifico uma ogiva antimíssil que deveria destruir no ar um míssil balístico disparado da Califórnia. O artefato rasgou o céu a 24 mil quilômetros por hora e em 21 minutos fez o que havia sido programado. O teste bem sucedido trouxe um avanço considerável para dar aos Estados Unidos uma supremacia militar sem precedentes no planeta e na história. Quase dois meses depois, no dia 11 de setembro de 2001, numa terça-feira terroristas camicases, armados apenas de pequenas facas, dominaram a tripulação de três aviões e os lançaram contra as Torres do World Trade Center, em Nova York, e ao Pentágono em Washington, causando destruição, morte e a mais tremenda humilhação jamais experimentada pelos Estados Unidos. Agora os 285 milhões de americanos não sabiam como seria o dia seguinte. Exatamente como a passagem bíblica que diz: “Vocês não sabem como será a sua vida amanhã”.
3 – Na Babilônia no ano 539 a. C.
Belsazar, rei da babilônia, deu uma monumental festa para mil nobres de seu reino e ainda convidou suas mulheres e concubinas. A prataria usada na festa havia sido roubada do templo em Jerusalém pôr seu avô, o rei Nabucodonosor, cinquenta anos antes. Eles estavam louvando os seus deuses de ouro, prata, bronze, ferro, madeira e palha. De repente, aparecerem “uns dedos de mãos humanas” riscando alguma coisa na parede. Era algo fantástico que dava medo. Belsazar ficou tão assustado que os seus joelhos batiam um no outro e suas pernas vacilaram. Foi chamado o profeta Daniel para interpretar o que estava escrito: Contou Deus o teu reino, e o acabou. Pesado fostes na balança, e fostes achado em falta. Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas. (Daniel 5:26-27). Naquela mesma noite, Belsazar foi morto e Dario, o medo, apoderou-se do reino da Babilônia. Belsazar e os seus grandes, bem como as suas mulheres e concubinas, não sabiam como seria o fim daquela noite festiva. Mais uma vez se cumpriu a passagem bíblica que diz: “Vocês não sabem como será a sua vida amanhã”.
Conclusão:
Nada é pior que a imprevisibilidade. Ela surpreende sempre. Por isso mesmo, é bom ler e meditar continuadas vezes nesta passagem bíblica Tiago 4:13-17. Para que você possa tomar decisões segundo a vontade de Deus para a tua vida.
Que Deus nos abençoe,
Ap. Milton Rocha Paes