A Lei do Perdão | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

A Lei do Perdão

Texto = Mateus 18:21-22.

Introdução:
Temos uma facilidade muito grande em errar, falamos muitas coisas sem pensar, ofendemos as pessoas com facilidades. Temos facilidade em reconhecer o nosso erro, em saber que agimos incorretamente. Só temos muitas dificuldades em voltar atrás, onde erramos, para fazer um conserto e pedirmos perdão. Em Mateus 18:15 encontramos Jesus falando da necessidade de se perdoar. Jesus também orienta como se restaurar um irmão que cometeu uma falta. Vai só até ele; Não te ouvindo leve duas testemunhas; Não ouvindo leve ao conhecimento da igreja. Se não quiser mudar considere como pecador.

Jesus falou de que a lei dava três oportunidades para o arrependimento. E Pedro quando chegou a Jesus perguntou: Mestre, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que pecar contra mim, 7 vezes? Jesus disse: não 7 mais 70 vezes 7 = 490 vezes. O que Jesus estava dizendo é que não existem limites para o perdão. (Sl.103:3; Sl.130:4; At.5:31; Ef.1:7; I Jo.1:9). Vejamos ver algumas lições sobre esse assunto:

1 – Quando não se perdoa.

Apesar de a Palavra revelar que no Antigo testamento o perdão esta em Deus, e no Novo testamento o perdão esta em Cristo, nós corremos um risco muito grande se não aprendermos a perdoar. Quando não se perdoa, Deus não aceita nem a nossa oferta de louvor. (Mt.5:23-25). Quando não se perdoa, também não somos perdoados. (Mt.6:15). Esta é a lei do perdão: se perdoar é perdoado, se não perdoar, não é perdoado. A parábola do credor incompassivo ilustra muito bem. (Mt.18:23-35). A falta de perdão trás resentimentos, magoas, separa pessoas, casais, trás ódio, gera doenças. A falta de perdão não só nos separa das pessoas, mais principalmente nos separa da comunhão com Deus.

2 – Quando se perdoa.

Quando nós através do espírito Santo, assimilamos a capacidade de liberar perdão a quem quer que seja, somos favorecidos por Deus.

Quando se perdoa: Deus recebe o nosso louvor, a nossa adoração, a nossa oferta.

Quando se perdoa: somos curados de nossas doenças e mazelas.

Quando se perdoa: há unidade no corpo de Cristo. (João 17).

Quando se perdoa: Deus também nos perdoa.

Mateus 6:14. Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.

3 – Como conseguir liberar perdão.

Muitos não conseguem liberar o perdão, porque não conhecem a Palavra de Deus. Tentam agir por conta própria, sem a ajuda do Espírito Santo. É o Espírito Santo que nos convence do pecado. Jesus é o nosso melhor exemplo de como se perdoar: Mateus 11:29. Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Na Cruz: Jesus liberou perdão ao ladrão que se arrependeu. Na cruz: Jesus rogou a Deus, para que fossemos perdoados, porque não sabíamos o que estavam fazendo.

Conclusão:
Mais difícil do que perdoar, é pedir perdão. A razão tem conduzido e lançado muita gente boa no inferno. Se teu irmão tem alguma coisa contra ti, vai a ele, peça perdão, não só você será restaurado, mais também o teu irmão o será.

Que Deus nos abençoe,

Ap. Milton Rocha Paes