A Obediência traz Cura | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

A Obediência traz Cura

Texto = II Reis 5:1-19.

Introdução:

A oportunidade é vista como um acontecimento oportuno capaz de melhorar o estado atual de um indivíduo, uma situação nova que traga benefícios. E foi exatamente isso que aconteceu com o General Sírio Naamã. Vejamos o texto bíblico:

 

1 – A OPORTUNIDADE DA CURA: 

a) Ouvindo a possibilidade (v.3)

Disse ela a sua senhora: Se o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria! Pois este o curaria da sua lepra. 

b) Buscando a cura em homens (v. 5 a 7)

5. Respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Foi, pois, e levou consigo dez talentos de prata, e seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa.

6. Também levou ao rei de Israel a carta, que dizia: Logo, em chegando a ti está carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.

7. Tendo o rei de Israel lido a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, que possa matar e vivificar, para que este envie a mim um homem a fim de que eu o cure da sua lepra? Notai, peço-vos, e vede como ele anda buscando ocasião contra mim.

c) Buscando o profeta (v. 8 e 9)

8. Quando Eliseu, o homem de Deus, ouviu que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir ter comigo, e saberá que há profeta em Israel.

9. Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.

 

2 – CRENDO NA CURA. 

a) A Palavra liberta (v.10)

Então este lhe mandou um mensageiro, a dizer-lhe: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne tornará a ti, e ficarás purificado.

b) Devemos ouvir e crer (v. 11 a 13)

11. Naamã, porém, indignado, retirou-se, dizendo: Eis que pensava eu: Certamente ele sairá a ter comigo, por-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, passará a sua mão sobre o lugar, e curará o leproso.

12. Não são, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles, e ficar purificado? Assim se voltou e se retirou com indignação.

13. Os seus servos, porém, chegaram-se a ele e lhe falaram, dizendo: Meu pai, se o profeta te houvesse indicado alguma coisa difícil, porventura não a terias cumprido? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.

c) A fé traz cura (v.14)

Desceu ele, pois, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne dum menino, e ficou purificado.

 

3 – A OPORTUNIDADE DE CONHECER AO SENHOR.

a) Reconhecendo a soberania de Deus (v.15)

Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que do teu servo recebas um presente. 

b) Tendo um coração disposto a honrar (v.17 a)

Ao que disse Naamã: Seja assim; contudo dê-se a este teu servo terra que baste para carregar duas mulas...

c) Sendo fiel a  Deus (v.17 b)

Porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor.

 

CONCLUSÃO:

A verdadeira obediência foi executar a ordem de Deus através da palavra do profeta e se submeter a ela. Isso trouxe a cura.

Quando andamos em obediência, cumprindo o querer de Deus nós somos abençoados  em todas as áreas da nossa vida. 

 

Milka Paes