A Presença de Jesus | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

A Presença de Jesus

Texto = Lucas 19:1-10.

Introdução:

É comum o interesse das pessoas por se aproximar de pessoas importantes, artistas, jogadores, políticos e etc. Tudo isso acontece por que o homem tem uma carência natural de estar próximo a um ser superior. Zaqueu não resistiu ao ouvir falar da fama de Jesus como um homem que estava fazendo milagres, ficou impressionado. E ao tomar conhecimento que ele passaria por sua cidade. Tomou uma decisão, correu em direção à rua que Jesus passaria, subiu numa árvore para poder vê-lo melhor. Quando Jesus se aproximou da árvore onde ele estava, parou e chamou-o pelo nome, mostrou desejo de ir até a casa de Zaqueu. Foi uma surpresa geral, Zaqueu experimentou alguns benefícios da presença de Jesus, vejamos:

1 – A Presença de Jesus demonstra consideração e misericórdia.

“Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa”. (v.5).

Jesus ofereceu a Zaqueu seu amor incomparável, uma vez que ele era um pecador e certamente rejeitado pela maioria das pessoas religiosas da época. Jesus viu seu desejo de estar próximo dele e o recompensou de maneira especial. Assim, cada um de nós não precisa se sentir rejeitado, pois Jesus está pronto para nos abençoar e nos espera de braços abertos. (Mt.11:18).

2 – A Presença de Jesus proporciona alegria e paz.

“Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria”. (v.6).

O mundo da época de Zaqueu oferecia poucas opções de “alegria”, mas a maioria delas dependia do dinheiro como nos dias de hoje. Zaqueu certamente não conhecia alegria alguma fora dos padrões mundanos. Jesus ofereceu a Zaqueu um estilo de vida diferente e saudável. Assim como Zaqueu você também pode experimentar dessa alegria incomparável como nos ensina o Salmo 43:4.

3 – A Presença de Jesus endireita os caminhos.

“Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado”. (v.8).

O encontro de Zaqueu com Jesus trouxe a ele uma nova visão do Reino de Deus. Ele não só reconheceu seus pecados e se arrependeu deles, mas também prometeu restituir àqueles que porventura ele tivesse prejudicado enquanto viveu sem Jesus. Ao chegar próximo de Jesus nos tornamos muito mais amáveis e sensíveis. E a célula é uma oportunidade para encontrar Jesus. Convide seus amigos e parentes para terem um encontro com Jesus na sua célula. Veja o que a Bíblia dia em II Crônicas 7:14 e Atos 4:12.

Conclusão:

“Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão”. (v.9).

Zaqueu nunca mais foi o mesmo após a decisão de aproximar-se de Jesus. É interessante notar que Jesus surpreendeu a Zaqueu, ele esperava apenas ver Jesus passar, porém, Jesus queria transformar sua vida e da sua família. Jesus sempre nos surpreende com suas bênçãos – Efésios 3:20.


Que Deus nos abençoe,

 

Ap. Milton Paes