A que Tempo Estamos?
Texto = Eclesiastes 3:1.
Tudo tem o seu tempo determinado, e a tempo para todo o propósito debaixo dos céus.
Introdução:
A vida é um dom de Deus, é um presente que recebemos por certo tempo. A vida humana é cheia de surpresas, algumas agradáveis outras nem tanto. No decorrer da nossa existência nesse mundo passamos por muitos desafios, que aparecem em nosso caminho. Cada desafio enfrentado serve de experiência e nos leva a crescer em maturidade. Podemos dizer que a vida nesse mundo passa por três períodos:
1 – Tempo de adquirir força.
Esse é o tempo da infância, de nascer, crescer e se desenvolver. É o tempo de aprender a comer, sentar, engatinhar, caminhar e correr. É o tempo de conhecer a família, as pessoas, as cores, as preferências. É o tempo de que as crianças vão para a creche, escola, colégio. Aprendem a escrever, ler e se preparar para novos desafios. Esse tempo é tão importante que normalmente o que aprendemos nesse período jamais nos esquecemos.
2 – Tempo de força máxima.
Esse é o tempo da juventude. Onde o jovem está em seu potencial máximo. Normalmente esse é tempo que alguns jovens são selecionados para o exército. Tempo dos cursinhos preparatórios, tempo dos vestibulares, da faculdade. Tempo de definir profissões, se especializar, e partir para novas conquistas. A Bíblia firma que os jovens são fortes, cheios de vigor...
3 – Terceiro Período: Tempo de perder Força.
Esse é o tempo da velhice (melhor idade). Esse período é marcado por muitas mudanças no corpo físico e algumas limitações. Para ler precisa-se de óculos, os passos vão ficando mais curtos, as habilidades se tornam limitadas, os reflexos diminuem. O apetite diminui, as horas de sono diminuem, as dores aparecem. Em alguns casos para andar precisa de apoio e algumas doenças podem aparecer. Ficam as lembranças: há quando eu tinha meus dezoito anos; há quando eu fazia isso ou aquilo... A Bíblia diz que a vida passa rapidamente e nós voamos...
Conclusão:
Normalmente por esses períodos de tempos todos devemos passar, é claro que pode haver algumas exceções no caminho... A Bíblia diz que está ordenado ao homem morrer, vindo depois o juízo. Isso quer dizer que a morte não é o fim, mas é o inicio da eternidade. E essa eternidade pode ser com Deus ou distante dele. Com Deus para desfrutar de paz e segurança eternamente; ou sem Deus para sofrer horrivelmente eternamente. E para entrar na eternidade com Deus só existe um caminho, JESUS!
Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6). Porém, essa decisão é pessoal! Pois, cada um dará conta de si mesmo a Deus. A pergunta é: O que fizemos com o tempo de vida que Deus nos deu? Hoje é um tempo para pensar e refletir sobre a nossa vida na eternidade.
Ap. Milton Rocha Paes