A Salvação | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

A Salvação

Texto = Salmos 37:39.

Introdução:

A Salvação é um presente de Deus para nós, visto que jamais teríamos condições de alcançar pelo nosso esforço natural ou de adquiri-la por algum valor monetário. Deus vendo que o homem jamais conseguiria salvar-se, pelo seu muito amor com que nos amou, enviou o seu Único Filho Jesus, para nos comprar e nos garantir a salvação. Com o seu sacrifício na cruz, fomos comprados para Deus e ganhamos a nossa salvação. O texto diz: “Vem do Senhor à salvação dos justos”. A partir desta afirmação gostaríamos de tirar algumas lições acerca da salvação.

1º – Quem pode ser salvo? (Mateus 19:25).

Jesus Cristo responde em Mateus 19:26. Ninguém pode produzir a sua salvação ou consegui-la em instituições religiosas (II Tm.1:9). A salvação é impossível para o homem. A fonte de nossa salvação, não é as nossas próprias obras, mas exclusivamente à graça de Deus (Rm.9:16).

Por que a salvação é impossível para o homem? A Bíblia responde: por causa da corrupção original (Rm.5:12). Portanto, o homem nada pode fazer para a sua salvação (Jr.13:23).

2º – São poucos os que são salvos? (Lucas 13:23).

A estatística sempre foi valorizada dentro da religião. Mas a Bíblia se refere à quantidade dos salvos como “poucos” (Mt.714; 22:14; I Pd.3:20; Jo.6:39).

Creio que há um valor infinito no sangue de Cristo e que o propósito da morte de Cristo deve ser cumprido (Is.53:11). Todos aqueles que receberem e confessarem a Cristo, serão salvos (Jo.1:12; Rm.10:9).

3º – O que devo fazer para ser salvo? (Atos 16:30).

A resposta da bíblica é: “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e tua casa” (At.16:31). Somente pela fé nós recebemos a salvação e descanso em Jesus Cristo. A fé envolve a totalidade da vida interior num ato de auto rendição a Cristo. A fé envolve conhecimento que é a apreensão da verdade acerca de Jesus. A fé envolve convicção de que Jesus pode salvar. A fé é a confiança de nossa entrega pessoal e total a Jesus. A fé é, portanto, o laço que nos une a Cristo.

Conclusão:
Todos os homens sentem naturalmente que deveriam merecer a sua salvação e qualquer sistema religioso que fornece alguma provisão nesse sentido, logo lhes parecerá interessante. Mas a Bíblia corta pela raiz esse raciocínio: “Vem do Senhor à salvação do justo”. A salvação do homem se baseia unicamente nos méritos de Cristo que sofreu, morreu e ressuscitou.


Que Deus nos abençoe,

 

Milton Rocha Paes