A Tribulação de Sete Anos - 2 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

A Tribulação de Sete Anos - 2

Parte – 2

A TRIBULAÇÃO NOS PROFETAS 

Edificando sobre a introdução de Moisés à “Tribulação” em Deuteronômio 4:30, os Profetas usam esse termo em referência pelo menos quatro vezes em três passagens. Tomando esses textos cronologicamente, a primeira passagem que examinaremos está em Jeremias 30:7, e é o tão conhecido “Dia da Angústia de Jacó”:

A palavra que do Senhor veio a Jeremias, dizendo: Assim fala o Senhor, Deus de Israel: Escreve num livro todas as palavras que eu disse. Porque eis que vêm dias, diz o Senhor, em que mudarei a sorte do meu povo de Israel e de Judá, diz o Senhor; fá-lo-eis voltar para a terra que dei a seus pais, e a possuirão. São estas as palavras que disse o Senhor, acerca de Israel e de Judá. Assim diz o Senhor: Ouvimos uma voz de tremor, de temor e não de paz. Perguntai, pois, e vede se, a caso, um homem tem dores de parto. Por que vejo, pois, a cada homem com as mãos na cintura como a que está dando a luz? Por que se tornaram pálidos todos os rostos? Ah! Que grande é aquele dia, e não há outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será livre dela. Naquele dia, diz o Senhor dos exércitos, eu quebrarei o seu jugo de sobre o seu pescoço e quebrarei os teus canzis; e nunca mais estrangeiros farão escravos este povo, que servirá ao Senhor, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhe levantarei. Não temas, pois, servo meu, Jacó, diz o Senhor, nem te espantes, ó Israel; pois eis que te livrarei das terras de longe e à tua descendência, da terra do exílio; e Jacó voltará, e ficará tranquilo e em sossego, e não haverá quem o atemorize. Porque eu sou contigo, diz o Senhor, para salvar-te; por isso, darei cabo de todas as nações entre as quais te espalhei; a ti, porém, não darei cabo, mas castigar-te-ei em justa medida e de todo não te inocentarei. (Jeremias 30:1-11).

Considere as seguintes observações encontradas em Jeremias 30:1-11 sobre o “Dia da Angústia de Jacó”:

1º Será um tempo de sorte restaurada para Israel e para Judá (Jr.30:3). 

2º Será um tempo no qual Israel e Judá serão trazidos de volta para sua terra a fim de tomarem posse dela (Jr.30:3).

3º Será um tempo de dores para Jacó (Istoé, o Israel nacional) das quais ele terá libertação (Jr.30:7). 

4º Será um tempo único na história (Jr.30:8). 

5º Será um tempo no qual a escravidão do Israel nacional terminará (Jr.30:8). 

6º Isso levará a um tempo em que Israel servirá ao Senhor e a Davi, seu rei (Jr.30:9). 

7º Isso levará a tempo em que Israel será reunido desde longe e habitará na terra em tranquilidade e sossego, sem que ninguém lhe inspire medo (Jr.30:10). 

8º Será um tempo em que serão destruídas as nações por onde Israel foi espalhado (Jr.30:11). 

9º Será um tempo no qual Deus punirá Jacó justamente e destruíra parte dele (Jr.30:11).

Esta passagem não fala de nenhum tempo passado de juízo sobre Israel, mas se encaixa no padrão profético de um tempo futuro no qual Israel retornará de outras nações para sua própria terra, passará pelos testes da Tribulação, mas será resgatado daquele tempo à medida que o Senhor julgar as nações. Esse tempo, então, leva ao tempo de obediência e bênção nacional de Israel. Esta é a Tribulação e ela ainda está no futuro.

Daniel 12:1-2 nos apresenta outra passagem importante sobre a Tribulação.

Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo; e haverá tempo de angústia, qual nunca houve desde que houve nação até aquele tempo; mas, naquele tempo será salvo o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. 

Esta passagem sobre a Tribulação inclui os seguintes elementos:

“Nesse tempo” se refere à seção anterior (Daniel 11:36-45), que é derivada das muitas atividades do anticristo durante a tribulação (Daniel 12:1). 

2º Será um tempo em que o arcanjo Miguel “se levantará”, indicando que ele defenderá Israel contra seus inimigos (Daniel 12:1). 

3º Será um tempo de angústia como jamais ocorreu na história nacional até aquele tempo (Daniel 12:1). Essa passagem é citada por Jesus em Mateus 24:21. 

4º Será um tempo em que todos os israelitas eleitos serão resgatados (Daniel 12:1). 

5º Será um tempo seguido pela ressurreição dos israelitas salvos e dos não salvos (Daniel 12:2).

Novamente, temos a figura do Israel nacional durante o tempo da maior angústia imposta por seus inimigos em toda a história; mas Deus, através de uma intervenção angelical, resgatará Sua nação eleita (veja Mateus 24:31). Isto se encaixa no padrão de uma tribulação futura, mas não se correlaciona com o juízo sobre Israel que ocorreu no ano 70 d.C., como alguns críticos afirmam.

A passagem final do Antigo Testamento sob consideração é Sofonias 1:14-18. Este texto junta praticamente todos os termos em uma passagem usada para descrever a designar a tribulação encontrada na Bíblia. Mais da metade dos termos sobre a Tribulação no Antigo Testamento são encontrados nesta passagem.

Está perto o grande Dia do Senhor; está perto e muito se apressa. Atenção! O dia do Senhor é amargo; e nele clama até o homem poderoso. Aquele dia é dia de indignação, dia de angústia e dia de alvoroço e desolação, dia de escuridade e negrume, dia de nuvens e de densas trevas, dia de trombeta e de rebate contra as cidades fortes e contra as torres altas. Trarei angústia sobre os homens, e eles andarão como cegos, porque pecaram contra o Senhor; e o sangue deles se derramará como pó, e a sua carne será atirada como esterco. Nem a sua prata nem o seu ouro os poderão livrar no dia da indignação do Senhor, mas, pelo fogo do seu zelo, a terra será consumida, porque, certamente, fará destruição total e repentina de todos os moradores da terra. 

É interessante que a ênfase dessa passagem está no juízo do Senhor sobre as nações quando “a terra será consumida e (...) todos os moradores da terra” (Sf. 1:18).

Esta passagem afirma que, durante a Tribulação, o Senhor julgará as nações.

Continua...