A Tribulação de Sete Anos - 5
Parte – 5
A TRIBULAÇÃO EM ZACARIAS
Zacarias foi uma das contribuições finais para o cânon do Antigo Testamento. Esta profecia prova ser especialmente útil a qualquer pessoa que esteja interessada na época em que ocorrerá a Tribulação. O enfoque de Zacarias não foi somente sobre a nação de Israel, mas ele fornece um enfoque profético sobre Jerusalém. Os capítulos 12 a 14 de Zacarias envolvem detalhes proféticos que creio serem descritivos de uma Tribulação futura.
Zacarias 12 a 14 mostra claramente um tempo em que todas as nações da terra terão circundado Jerusalém em um cerco. Quando este fato acontecer, o Senhor não usará exércitos gentios como Seu agente de juízo, como aconteceu no ano 70 d.C.; em vez disso, Ele intervirá para resgatar Israel dessa ameaça, que acontecerá na futura Tribulação. Esta passagem descreve um tempo ainda futuro quando Israel será rodeado por exércitos gentios hostis de todas as partes da terra.
Nesse tempo, o Senhor intervirá para salvar os judeus, na medida em que Israel se converter a Jesus como seu Messias, como esta indicado em Zacarias 12:10 e Zacarias 13:1.
E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem transpassaram; pranteá-lo-ão com quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito. (Zc. 12:10).
Naquele dia, haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza. (Zc. 13:1).
Zacarias 14 descreve um cenário consistente com uma interpretação futura desses eventos:
1º A Tribulação terminará com a Segunda Vinda de Jesus a Jerusalém para resgatar Israel, Seu povo arrependido.
2º A vinda do Senhor não resultará em juízo sobre Israel através dos exércitos das nações que cercarão Israel; em vez disso, ela leva a um juízo divino sobre as nações e ao resgate de Israel.
3º Depois da Segunda Vinda começará o Milênio, no qual Israel será abençoado nacionalmente.
4º Israel receberá Jesus como seu Messias, o que resultará em bênçãos mundiais a todas as nações do mundo.
CONCLUSÃO:
A Bíblia afirma claramente a existência de um período de tempo futuro ao qual denominamos comumente de Tribulação, que terá uma duração de sete anos. O propósito da Tribulação será expurgar os judeus rebeldes e incrédulos, o que levará a uma conversão nacional de Israel a Jesus como seu Messias. Mais adiante, virá um tempo sobre o qual Apocalipse 3:10 diz que Deus testará os habitantes da terra, ou os incrédulos, a fim de demonstrar a incredulidade deles na história, não importando a que testemunhas ou circunstancias eles estarão expostos. Maranata!
Artigo escrito por: Thomas Ice
Transcrito por: Milton Rocha Paes
Thomas Ice é diretor-executivo do Pre-Trib Research Center. Ele é autor de muitos livros e um dos editores da Bíblia de Estudo Profética.