A Vinda de Jesus
A VINDA DE JESUS
Texto = Mateus 25:1-13.
Introdução:
Durante o seu ministério terreno e seus diversos ensinos, Jesus falou sobre vários acontecimentos que antecederiam a sua vinda em glória. A maioria desses ensinos está registrado nos capítulos 25 e 26 do livro de Mateus. Os próprios discípulos perguntaram em particular sobre quando seria a vinda de Jesus.
Nesta passagem bíblica de Mateus 25:1-13 Jesus comparou a vinda do Filho do Homem a Dez Virgens que estavam esperando o esposo para a Festa de Núpcias. Jesus falou a respeito de alguns costumes da época:
1 – OS COSTUMES:
1º - Costume da Época.
Era costume da época que os pais tratassem sobre o casamento dos filhos e marcassem a festa de casamento.
2º - Costume da Época.
Era costume da época do noivo ir ao encontro da noiva até a sua casa.
3º - Costume da Época.
Era costume da época que a noiva deveria ascender uma lâmpada para ser vista pelo noivo, para que ele tivesse plena certeza que realmente era a sua noiva que o esperava para o casamento. Eis a importância da prudência com a sua lâmpada, deveria tomar cuidado para não ficar sem o azeite, pois poderia precisar acendê-la a qualquer momento.
2 – OS FATORES.
1º - Fator – Tempo.
A noiva teria que esperar o tempo que fosse necessário até o novo chegar. Ela não podia ficar desatenta e se envolver com as coisas deste mundo.
2º - Fator – Distância.
Como às vezes a distância a ser percorrida era longa poderia demorar um pouco mais, motivo pelo qual a noiva deveria estar preparada ao se aproximar o tempo marcado para o tão sonhado casamento. A distância entre a cada do noivo até a casa da noiva normalmente deveria ser levado em consideração.
3º - Fator – Azeite.
A noiva precisava saber de quanto azeite iria precisar para que a sua lâmpada pudesse brilhar. Isso nos ensina que em nossa caminhada cristã com o Senhor, Ele não nos diz quanto de azeite que nós precisamos. Então, todos os dias nós precisamos saber de quanto azeite nós vamos precisar. Isso é, precisamos ser prudentes e agir com prudência.
Conclusão:
Aprendemos com estes três fatores que: todas tinham lâmpadas; porém, nem todas tinham azeite suficiente; nem todas agiram com prudência. A Bíblia nos diz nos seguintes textos:
Apocalipse 3:20. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
João 15:5. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
II Timóteo 4:7. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Queridos discípulos, diante dessas verdades bíblicas devemos estar “Alertas e Preparados” para a volta em glória do Senhor Jesus.
Pastor Fernando Felipe Felipak
IAVB - Curitiba.