Alegria no Céu | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Alegria no Céu

Texto = Lucas 15:7 e 10.

7. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

10. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

Introdução:
O homem não foi criado para ser derrotado ou frustrado, mas para ser vitorioso. Quando alcançamos uma vitória importante não há como não comemorar e torná-la manifesta principalmente ao nosso adversário. Hoje para que a nossa alegria pudesse ser manifesta, muitos tiveram que provar do amargo gosto das dificuldades. Nas duas parábolas contidas no livro de Lucas expressam a alegria de alguém que conseguiu a vitória em um momento importante de sua vida.

Na primeira: O pastor se alegrou pela ovelha que estava perdida e foi encontrada após muita procura e sacrifício.

Na segunda: A mulher se alegrou pela moeda encontrada, ainda que toda a casa tivesse que ser removida do lugar.

Das parábolas podemos tirar a seguinte lição: Se ficamos contentes por encontrar coisas que perdemos no decorrer da vida, quanto mais Deus por receber de volta em sua casa o filho que estava perdido.

1 – Deus criou o homem com um propósito.

O propósito que Deus tinha para o homem era para que ele pudesse dominar e governar toda a obra criada por Deus. Por isso ao formar o homem Deus o fez com inteligência e com uma capacidade criativa muito grande. O homem foi feito a imagem e semelhança de Deus, ele era o representante legítimo de Deus aqui na terra. Isso fica muito claro quando lemos Gênesis 1:26. Porém, parte dessa capacidade foi perdida quando o homem desobedeceu à ordem de Deus, pois jamais o ser criado será maior do que o seu criador. Leia os seguintes textos (Gênesis 3:17-19; Isaias 45:9).

2 – Deus preparou um caminho para o homem.

Desde que o homem perdeu a comunhão com Deus, perdeu também a direção em relação a Deus e por isso mesmo Deus preparou um caminho para o homem. (João 14:5-6). Jesus é o único caminho preparado por Deus para que o homem novamente possa ter comunhão com Ele. (João 14:23-24; I João 1:3; Hebreus 10:20). Quem anda por este caminho jamais errara a direção, pois será guiado pela verdadeira luz todos os dias da sua vida.

Conclusão:
Seguindo o propósito estabelecido por Deus e andando no caminho que Deus preparou certamente, você vai promover uma verdadeira alegria no céu com os anjos de Deus. A sua alma ficará livre da condenação e ainda receberá uma recompensa. (Mateus 25:34). 

Que Deus nos abençoe,

 

Ap. Milton Rocha Paes