Aprendendo com Neemias - 2
Lições no Capítulo Segundo.
Introdução:
A Vistoria da Obra (2:11-16). Neemias chegou a Jerusalém e esperou três dias antes de começar o seu trabalho. Sem alardes ele sai com poucas pessoas e percorre toda a extensão da muralha em ruínas a fim de conhecer o problema de perto. Com essa ação Neemias gera nas pessoas da região uma expectativa, quem sabe poderia passar pela cabeça das pessoas "quem será esse homem?" E também Neemias se depara com a real situação.
Lição nº 1:
Devemos entender os problemas antes de propor as soluções.
O Apelo ao Povo (2:17-18). Depois de terminar sua vistoria, Neemias falou com o povo e fez seus apelos. Ele falou sobre o problema; a miséria do povo; a necessidade de agir para resolver o problema; e a dependência em Deus para alcançar a solução.
Lição nº 2:
Saber o problema; a necessidade de agir; e a dependência de Deus. Estas três coisas são fundamentais para começarmos a resolver qualquer problema.
A Resposta dos Judeus (2:18). Neemias percebeu que sozinho não seria possível realizar a obra. Precisava da ajuda do povo para edificar as muralhas. Os judeus se mostraram dispostos e começaram os seus preparativos para o trabalho de construção.
Lição nº 3:
O trabalho bem-sucedido no reino depende da nossa disposição e cooperação, Neemias primeiro se mostrou disposto a fazer e depois pediu a ajuda.
A Oposição logo surge (2:10,19-20). Ao longo da construção, se nota à oposição dos povos vizinhos. Eles não queriam deixar Jerusalém ficar forte e próspera, e fizeram tudo que foi possível para intimidar o povo e impedir a obra.
Neemias não cedeu à pressão dos adversários. Ele confiou em Deus, e recusou dar ouvidos aos adversários. Eles até sugeriram que o trabalho fosse ilegal, procurando provocar medo de problemas com o governo, mas Neemias não cedeu. Deus estava com ele, e as ameaças dos adversários não impediriam o trabalho do Senhor.
A Bíblia diz que: “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida” (Apocalipse 12:11).
Lição n° 4:
Não dê ouvidos aos opositores.
Deus é mais forte do que todos os seus adversários. Se confiarmos Nele, teremos bom êxito no trabalho.
Continua...
Pr. Rogério Serrano