Atitudes de Josafá | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Atitudes de Josafá

Texto = II Crônicas 20:3.

Então, Josafá temeu e pôs-se a buscar o SENHOR; e apregoou jejum em toda a Judá. 

Vivemos em um mundo hostil. Enfrentamos desafios que jamais imaginávamos. Somos surpreendidos pelas circunstâncias da vida. O rei Josafá, também foi surpreendido em um momento inesperado. E pelo que o texto nos mostra ele estava despreparado para o confronto militar, pois o seu exército era menor do que os exércitos dos seus inimigos. E foi esse despreparo que levou o rei Josafá a temer conforme está escrito em II Crônicas 20:3. Vejamos algumas atitudes do rei Josafá para alcançar a vitória:

1 – Posicionamento.

A atitude de Josafá foi a mais correta, buscar o Senhor, ele enfrentou de maneira exemplar conduzindo o povo a ter a melhor saída para a situação.

- Reuniu o povo; (2) Buscou o Senhor com jejum;

- Reuniu outras pessoas para orar;

- Confessou ser incapaz para vencer aquela batalha;

- Obedeceu a voz do Espírito Santo;

- Creu e confiou inteiramente na sua palavra (II Crôn. 20:3-12).

2 – Oração.

No texto encontramos cinco verdades principais nas quais, Josafá expressa a sua confiança no Senhor:

- Ele sabia que Deus tem poder sobre as pessoas em qualquer situação;

- Para ele o Senhor tinha sido fiel no passado, presente e seria no futuro;

- Ele sabia que sem a ajuda do Senhor jamais alcançaria vitória;

- Sabia que as promessas de Deus jamais falhariam, e que era um fundamento para a sua fé;

- Sabia que a presença do Senhor resultaria numa grande vitória (II Crônicas 20:6,7,14-17,20). 

3 – Louvor.

A orientação de Deus tinha a finalidade de mostrar a Josafá que a vitória só vem por seu Espírito, não por armas ou exércitos. (II Crôn. 20:21). À medida que os cantores começaram a cantar, Deus começou a agir e os inimigos foram destruídos. (II Crônicas 20:22). O segredo da nossa vitória sobre qualquer circunstância está em: louvar e adorar! Essa vitória memorável de Josafá nos ensinou que o louvor e a adoração são elementos vitais na batalha espiritual.

Não importa qual seja a situação, Deus está no controle de cada detalhe de sua vida como cristão. O nosso Pai sabe o que está fazendo. (Romanos 8:28).

Conclusão:

Se quisermos ser vitoriosos jamais devemos recorrer à ajuda ou recursos humanos e sim divinos; não é lutando fisicamente que obteremos a vitória, e sim tomando a atitude certa. Vivendo uma vida de constante oração e principalmente louvando a Deus. Fazendo assim por certo que as barreiras cairão, os ferrolhos serão destruídos e as cadeias do cárcere se romperão, em nome de Jesus. Amém!

 

Ap. Milton Rocha Paes