Atletas Vencedores
Texto = II Timóteo 2:5. “O atleta não é coroado se não competir segundo as regras”.
Introdução: Os países disputam acirradamente para sediar os jogos olímpicos e o mundo inteiro se volta para as Olimpíadas, por ser um espetáculo extraordinário e um dos maiores eventos esportivos do planeta. Toda a programação é idealizada com um único objetivo: “Exaltar os vencedores”. As modalidades esportivas são as mais variadas possíveis. E em todas elas há os vencedores, aqueles que ficam com a tão sonhada “medalha de ouro”.
Nós, discípulos, também participamos de uma olimpíada, e nela podemos ser classificados ou desclassificados. Precisamos nos esforçar, perseverar, transpor obstáculos se quisermos ser classificados. O Apóstolo Paulo comparou a vida cristã a uma olimpíada, (I Co. 9:24-27). Vamos destacar duas características dos atletas vencedores.
1 – Possuem Ótima Disciplina.
A maioria das pessoas não gosta de ouvira palavra “disciplina”. Talvez porque ela nos leve a pensar em algo que irá nos prejudicar, nos forçar a mudanças. O que vem a sua mente quando você ouve esta expressão: “Precisamos ter disciplina?” Os atletas que aspiram participar de uma olimpíada precisam submeter-se a um treinamento rigoroso, controlar a alimentação, o peso, o tempo de repouso, o tempo de treinamento, etc. Nós Como discípulos precisamos de muita disciplina para o nosso desenvolvimento emocional, intelectual e espiritual.
2 – Possuem Excelente Perseverança.
Segundo o dicionário, o termo “perseverança” significa: persistência, continuação, constância, insistência, teimosia. Facilmente, podemos ver esta palavra e os seus significados na conduta dos atletas nas olimpíadas, pois justamente por ela é que eles têm cada vez mais quebrados os recordes mundiais em várias modalidades.
E nós (discípulos) atletas de Jesus cristo, temos perseverado? Temos batido novos recordes pessoais e espirituais? A Bíblia nos diz que Deus não tem prazer naqueles que desistem no meio da olimpíada, “Se retroceder, nele não se compraz a minha alma” (Hb. 10:38).
Conforme Hebreus 12:1, existem pesos e pecados que podem nos impedir de ser perseverantes, de correr bem a carreira que nos está proposta. Os maratonistas têm buscado usar equipamentos cada vez mais leves, de maneira que os auxiliem a concluir bem a corrida. Eles sabem a importância do peso que carregam consigo.
Conclusão:
Os atletas das olimpíadas recebem medalhas de ouro, prata ou bronze. Porém, em pouco tempo eles e suas medalhas transformam-se em apenas lembrança do passado. Os atletas (os discípulos) de Jesus Cristo receberão não uma medalha, mas sim uma coroa incorruptível (I Co. 9:25). Ela é um prêmio para a eternidade, que não ficou presa a um passado e que não vai ser esquecida no futuro: “A coroa da salvação em Cristo Jesus”.
Que Deus nos abençoe,
Ap. Milton Paes