Chorar
CHORAR
Texto = Mateus 5:4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Introdução:
Será que vale a pena chorar? O que você acha? (ouvir as opiniões na célula).
Quando não é manha. Quando não é para chamar a atenção para si mesmo. Quando não é uma expressão de ódio. Quando não são as chamadas lágrimas de crocodilo. A Bíblia diz que vale a pena chorar. Jesus disse que aquele que chora é feliz, porque será consolado, acalentado por Deus.
Então, vejamos algumas lições porque vale a pena chorar:
1º Porque o Choro é uma Forma de Oração.
Além do extravasamento e do alívio que as lágrimas provocam o choro perante o Senhor é uma forma tremendamente saudável de oração.
2º Porque o Choro Aproxima a Pessoa de Deus.
O choro humaniza, fere o orgulho pessoal, torna a pessoa que chora carente de auxilio e quase sempre a coloca na presença de Deus. Levando a pessoa a refletir e corrigir alguns comportamentos errados fazendo a vontade de Deus.
3º Porque o Choro Quebranta e Vivifica o Pecador.
O choro tem o poder de quebrantar o coração o pecador. É por isso que o salmista explica: “Antes de ser afligido andava errado, mas agora guardo a tua palavra” (Salmo 119:67).
4º Deus Enxerga e Enxuga as Lágrimas dos que Choram.
- Deus viu as lágrimas de um adolescente de catorze anos que chorava debaixo de um arbusto no deserto de Berseba e lhe encheu de água o odre vazio. (Gn. 21:15-21. Ler durante a ministração).
- Deus viu uma mulher estéril, maltratada pela rival e não compreendida pelo marido, chorando abundantemente num canto do templo e enxugou as suas lágrimas, retirando-lhe a tristeza e dando-lhe um útero produtivo. (I Sm. 1:9-18. Ler durante a ministração).
- Deus viu as lágrimas de um rei que era portador de uma doença terminal e deu-lhe mais quinze anos de vida. (Is. 38:1-5. Ler durante a ministração).
Conclusão:
Deus não só apenas vê os olhos molhados de lágrimas. Deus não apenas ouve os gemidos dolorosos da boca e do coração do sofredor. Mas, Ele também desce para livrá-lo da angústia e confortar coração. (Lc. 22:43).
Que Deus nos abençoe,
Ap. Milton Rocha Paes