Coisas Novas
COISAS NOVAS
Texto = Isaias 43:18-19.
Introdução:
Com o passar dos dias, semanas, meses e anos, estamos deixando para trás tantas coisas velhas, e renovamos a esperança em dias melhores. Compramos tantas coisas novas no intuito de renovar as nossas alegrias. A Bíblia nos ensina que o nosso Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. A Palavra de Deus e a sua misericórdia se renovam a cada manhã. Então, podemos afirmar que o nosso Deus é Deus de coisas novas. O povo de Deus ficava pensando naquilo que Deus havia feito na Antiguidade, sem esperança de que Deus fizesse tudo novo. Deus diz: “Vede, Eu faço uma coisa nova, que esta saindo à luz; não a percebeis”? Deus estava fazendo uma promessa na pessoa de Cristo Jesus de:
1 – UMA NOVA ALIANÇA.
De todas as coisas a aliança da graça é a mais antiga. Deus havia pensado em você. Todo o relacionamento que Deus tem mantido com o homem, tem caráter de aliança. No Éden, Adão estava em aliança com Deus, e Deus em aliança com Adão. (Gênesis 2:16-17). Era uma aliança de obediência. Mas, pela desobediência Adão quebrou esta aliança com Deus. Foi então que Deus faz uma nova aliança: “Aliança Eterna”. (Hb.13:20). Na eternidade “Deus havia pensado em você”. Na eternidade “Deus já te amava”. Antes de o homem ser criado, antes de você nascer, Deus já tinha uma aliança eterna com o homem, e agora Deus cumpre esta promessa em “Cristo Jesus”. A aliança é fundamentada no sangue de Jesus Cristo em aliança eterna.
2 – UM NOVO HOMEM.
Deus fez o primeiro homem conforme Gênesis 1:26. Façamos o homem a nossa imagem e semelhança. O primeiro homem acabou pecando e a primeira aliança foi quebrada, conforme registra os seguintes textos bíblicos: (Gênesis 3:6; 3:23; Romanos 5:12). Deus faz um novo homem através de Jesus Cristo. Em II Coríntios 5:17 diz: Portanto, se alguém esta em Cristo: Nova criatura é as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo. Temos que ter essa consciência de renunciar o passado pecaminoso que envolvia atitudes erradas que desagradavam a Deus e nos revestir do novo para termos um relacionamento saudável com aquele que nos criou. (Ef. 4:22, 24; Col. 3:9-10).
CONCLUSÃO:
E desta maneira com a mente renovada e transformada pela Palavra, com certeza vamos experimentar a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rm. 12:1-2). Viva o novo e seja feliz com Jesus!
Que Deus nos abençoe,
Ap. Milton Rocha Paes