Consequências do Pecado
Texto = Romanos 6:23.
Introdução:
Desde que o pecado entrou neste mundo trouxe consequências para o homem e também alterou o curso da natureza. A terra foi amaldiçoada pela atitude pecaminosa do homem que passou a trabalhar duro para retirar da terra o seu sustento. (Gên. 3:17-19). E a morte passou a reinar sobre a terra, como resultado do pecado. Vejamos algumas consequências trazidas pelo pecado:
1 – Perde a Comunhão com Deus.
Quando o homem pecou a primeira consequência foi perder a comunhão com Deus, pois ao ouvir a voz de Deus, ele se escondeu... (Gên. 3:8-11).
Toda a pessoa que se envolve com o pecado perde completamente a comunhão com Deus. E, vai também, pouco a pouco, perdendo a comunhão com os irmãos e acaba se isolando e se afastando da igreja.
2 – Sofre de Baixa Estima.
O pecado fez com que o homem sentisse vergonha de Deus e se escondesse. Normalmente isso acontece como consequência de uma atitude pecaminosa. O texto bíblico de Lucas 15:21 ilustra muito bem essa baixa estima que enfrentou o filho pródigo ao dizer: “Já não sou digno de ser chamado teu filho”. Ele estava pensando que havia perdido a dignidade de ser considerado filho. Assim, também, acontece com o adolescente, jovem ou adulto que entra no caminho do pecado não encara os pais, o pastor, os irmãos, a Igreja, a Deus. Olha sempre para baixo, porque não vê muitas alternativas.
3 – Se torna Insensível.
Ao ser confrontado por Deus, imediatamente procurou se justificar e transferir a responsabilidade pela culpa a mulher. A mulher tentando se justificar procurou transferir a responsabilidade para a serpente. (Gên. 3:12-13). A pessoa sabe que esta agindo de forma errada, conhece a verdade, mas o pecado já não traz mais peso de consciência, se torna resistente. A teimosia torna a pessoa insensível. (Sl. 95:7-8).
4 – Fica Escravo do Pecado e da Morte.
Assim que o homem pecou foi decretado que estava sujeito à morte, conforme esta escrito em Tiago 1:15 que diz: “O pecado, uma vez consumado, gera a morte”. Tiago está falando da morte espiritual. Mas, como consequência desse pecado o homem passou a enfrentar a morte física. Temos um exemplo que aconteceu com Ananias e Safira, onde o pecado trouxe como consequência a morte física. (At. 5:1-10).
Conclusão:
Por maior que tenha sido o seu pecado, por pior que tenha sido o seu caminho, ao que se volta para Deus, Deus perdoa, porque a Sua misericórdia dura para sempre.