Coração Ensinável
Texto = Ezequiel 11:19.
“E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne”.
Introdução:
O nosso coração é ministrável e podemos receber ministrações de outros e de nós mesmos. Quando recebemos ministrações de outros, se não for uma pessoa com coração de paz e de alegria, podemos trazer uma grande complicação para toda nossa estrutura de vida. O texto de Ezequiel diz que Deus nos dá um coração novo e arranca o coração de pedra, o coração duro. Vamos tirar algumas lições sobre ter um coração ensinável:
1 – Desejar ter um coração modelo.
Se você quer ter um coração modelo, precisa desejar. Toda pessoa que tem um coração modelo atrai a glória de Deus. Não há nada mais tremendo do que encontrar uma pessoa de coração bom. Com a nova natureza em nós, somos mais que vencedores, podemos todas as coisas, porque Maior é Aquele que está em nós do que aquele que está no mundo. Deus nos dará um coração para nos autoministrarmos em todos os nossos caminhos. Uma pessoa cheia de sabedoria tem o conhecimento agradável, porque suas obras são aprovadas. “Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, o bom siso te guardará e a inteligência te conservará...” (Provérbios 2:10-11). A sabedoria entrará no seu coração e o possuirá.
2 – Ter um coração cheio de princípios.
Você precisa de um coração cheio de princípios. A Bíblia diz que os princípios nos acompanharão. “Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração”. (Provérbios 3:3). Deus manda que escrevamos na tábua do nosso coração para achar graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens. O Senhor quer arrancar os atropelos e as mentiras do coração perverso que jamais achará o bem. Ele quer liberar do coração dele para o seu coração, porque onde há um coração modelo, aí está à presença do Senhor. Peça a Deus um coração de sabedoria para não incorrer nos mesmos erros do passado e não ser flechado pelo inimigo no meio do caminho. Sabedoria é habilidade para discernir o tempo e as estações.
Conclusão:
O que Deus fará a um homem e a uma mulher que têm o coração na mão dele? O que o Senhor fará àquele que lhe entregar o coração? Não haverá limites para quem colocar o coração nas mãos de Deus. Certamente, em tudo, serão bem-sucedidos. Que você seja uma dessas pessoas que coloca o coração nas mãos de Jesus!
Ap. Milton Rocha Paes