Deus Exige de Seus Filhos | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Deus Exige de Seus Filhos

DEUS EXIGE DE SEUS FILHOS

 

Texto = Josué 1:1-9.

Introdução:

Ao chamar, nomear ou escolher alguém para realizar sua obra, Deus sempre tem um projeto ou propósito definido para ser executado. Porém, Deus exige que seus escolhidos tenham pleno conhecimento da sua Palavra, postura firme, coragem e ousadia para cumprir com determinação a tarefa que lhes é confiada. Neste texto, Deus exige que Josué tenha essas qualidades para conduzir o seu povo a Terra Prometida. Vejamos sobre isso:

1 – Deus Exige Posicionamento.

No verso 2 encontramos Deus falando a Josué: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. Ao falar dessa maneira, Deus estava dizendo que Josué precisava ter um posicionamento, e decidir resolver logo aquela situação. Ele não poderia mais contar com Moisés, mas caberia a ele tomar a iniciativa de preparar o povo e passar o rio Jordão.

2 – Deus Exige um Esforço Pessoal.

No verso 6 a recomendação de Deus é: Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Isso equivale dizer que Josué deveria empregar esforço, uma ação contínua do corpo e do espírito. Agora a promessa fora feita diretamente a ele. Então, a responsabilidade agora era dele, por isso teria que ter bom ânimo e coragem para conduzir o povo de Deus. 

3 – Deus Exige Cuidado e Prudência.

No verso 8 Deus lhe apresenta um sábio conselho. Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Ao tomar conhecimento dos mandamentos que Deus havia deixado para o seu povo, Josué teria virtude e cautela, para tomar medidas preventivas e evitar as faltas e perigos no meio do povo. Agindo dessa forma certamente a liderança de Josué seria bem sucedida e prospera. Essa mesma recomendação deve ser aplicada a todos os filhos de Deus para que possam ser bem sucedidos por onde andar.

Conclusão:

Se nós agirmos em conformidade com a vontade do nosso Deus, certamente alcançaremos inúmeras vitórias, conquistas e realizações em nossa vida espiritual, física e material.

 

Ap. Milton Rocha Paes